Torneio Mente Inovadora: alunos estão empolgados e seguem com os preparativos

Publicada em 03/10/2022 às 10:44

Lara, Miguel, Kemilly, Murilo, Maria Eduarda e Pedro são alguns dos alunos da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Cidade Luiza, empolgados com a fase preparatória organizada pela escola para participar, no dia 19 de novembro, do 1º Torneio Mente Inovadora promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora.

Com lançamento oficial marcado para o dia 6 de outubro, a competição de jogos de raciocínio lógico matemático vai reunir 96 estudantes dos quartos e quintos anos da rede municipal de ensino, de 48 EMEBs, no Complexo Argos. As EMEBs têm até o dia 30 de outubro para concluir a fase de disputas interclasses.

“Por aqui, todos estão envolvidos na fase preparatória: da Educação Infantil até os quartos e quintos anos, que nos representarão na competição. A animação, além do empenho, é contagiante. São jogos muitos bons porque oportunizam com que aprendam matemática de maneira diferente e prazerosa, incentivam as crianças a pensarem, a desenvolverem habilidades e a mostrar o que sabem, o que é da natureza delas”, ressalta a diretora da EMEB, Luciana Cristina da Silva. “É interessante ver como se concentram, descobrem caminhos e se desafiam, dos pequenos aos maiores”.

Meninas se olhando com jogo entre elas
Animados, os alunos estão definindo suas estratégias

Miguel Almeida Genaro conta que já definiu sua estratégia. “Tem que ficar concentrado e treinar para desenvolver o jogo. ” Maria Eduarda Borges dá outra dica. “A gente tem que se desafiar e pensar bem para conseguir ganhar. Ao mesmo tempo, vale também ficar animado”, falou, enquanto sorria para o adversário Murilo Gomes, confiante na vitória da escola. “Os jogos não são tão fáceis, mas eu acho que a nossa escola tem chance. O treinamento aqui está indo bem”, disse. Lara Ferreira confirmou: “Estamos jogando bastante e cada dia mais espertos. Eu estou bem feliz, porque adoro. É muita diversão. ”

Na EMEB, a competição entre as turmas, também envolvendo a Educação Infantil, começa na segunda quinzena de outubro. Finalizada essa etapa, será realizada a disputa para a escolha dos alunos dos quartos e quintos anos que irão para o 1º Torneio Mente Inovadora.

Crianças sentadas em carteira com jogos
Na EMEB Candelário, os 1100 alunos estão envolvidos com os jogos

“Em todas as regiões da cidade, os meninos e meninas estão colocando em prática o conhecimento adquirido a partir do Programa Mente Inovadora. O primeiro torneio será um grande evento com nossas crianças, suas famílias e os educadores”, destaca a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais – é desenvolvido na rede municipal de Jundiaí, na Educação Infantil II e no Ensino Fundamental, com o objetivo de ampliar as habilidades socioemocionais dos estudantes, por meio de jogos e abordagens lúdicas de ensino. Os alunos são estimulados a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. Para cada fase, são disponibilizados jogos específicos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/03/torneio-mente-inovadora-alunos-estao-empolgados-e-seguem-com-os-preparativos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original