1º Mês do SUAS: Servidores da rede socioassistencial concluem mês de formação

Publicada em 04/10/2022 às 12:35

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) concluiu, na última sexta-feira (30), 1º Mês do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), uma série de seis encontros semanais, com profissionais de referência da área. A proposta, voltada para servidores da UGADS, tinha como objetivo promover na rede o fortalecimento da institucionalização da política socioassistencial do Município e a integração dos servidores da Unidade.

“Além de ser uma exigência da política socioassistencial, a educação permanente e a formação em rede são fundamentais para o fortalecimento dessa política e a integração de seus diversos atores. Isso já é de certa forma uma prática da UGADS, mas que exigiu novas frentes de atuação, principalmente em vista do cenário atual, que requer que nos reinventemos e nos fortaleçamos para dar conta da demanda. Isso posto, o 1º Mês do SUAS se mostrou uma ferramenta exitosa, pelo conteúdo e renome de nossos convidados e pela adesão da nossa rede”, ponderou a gestora da UGADS, Maria Brant.

O primeiro encontro foi realizado no dia 26 de agosto, no auditório da DAE, ocasião em que os servidores de cada uma das políticas da UGADS apresentaram aos colegas as frentes de serviço desenvolvidas.

Já os cinco encontros seguintes foram realizados no auditório do Ciesp, durante as sextas-feiras de setembro. O primeiro encontro, no dia 02, teve como convidado especial o psicanalista e especialista em saúde pública Rogério Silva. O tema do encontro foi o debate sobre o conceito de desigualdade e a necessidade de priorização dos atendimentos a partir da avaliação desse conceito.

No encontro do dia 09, as convidadas foram a assistente social Abigail Torres e a cientista social Stela Ferreira, que abordaram a necessidade da reafirmação do SUAS neste momento pós-pandemia e a importância da discussão sobre os processos de trabalho e finalidades dentro do sistema.

O terceiro encontro, realizado no dia 16, teve como tema a discussão sobre as metodologias de trabalho, coletivos e grupais, com a participação da psicóloga Fabiana Fadul. Durante o encontro, os participantes trataram da importância da incorporação metodológica do trabalho em grupo no contexto da política socioassistencial, vendo as possibilidades, semelhanças e diferenças nas Proteções Sociais Básica e Especial.

Para o encontro do dia 23, estando de volta Abigail Torres e Stela Ferreira, o tema discutido pelos participantes foram os marcos normativos do SUAS e a construção de metodologias grupais, com foco no acompanhamento e acolhimento das famílias atendidas pela Proteção Social Básica e no desenvolvimento da ressignificação entre os atendidos pela Proteção Especial.

Para o encontro final, realizado nesta sexta-feira (30), quem esteve de volta como convidada foi Fabiana Fadul, que tratou dos princípios teóricos e metodologias sobre a importância da participação do usuário, tendo apresentado também uma oficina prática e ferramentas lúdicas para o engajamento de todos na construção do processo participativo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/04/1o-mes-do-suas-servidores-da-rede-socioassistencial-concluem-mes-de-formacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original