Exposição inédita ‘Diálogos Insurgentes’ estreia na Pinacoteca nesta quinta (06)

Publicada em 04/10/2022 às 10:45

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe, nesta quinta-feira (06), às 19h, a abertura da exposição “Diálogos Insurgentes – Pinturas Frescas”, dos artistas plásticos Emília Santos e Felipe Lima. A mostra, que foi selecionada por meio do edital ExpoArtes 2022 da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), ficará aberta à visitação gratuita em duas salas do piso térreo da Pinacoteca até o dia 06 de novembro.

Com obras produzidas pelos artistas desde 2020, a exposição combina fragmentos da contemporaneidade, de articulações e reapropriações de códigos ligados ao universo da paródia, do kitsch e da artificialidade. Nas obras, Emília e Felipe exploram uma vasta iconografia, que percorre discursos de lugar, espaço, pertencimento, nacionalidade e identidade. Em tom idílico, o conjunto de trabalhos apresenta um microcosmo de paisagens e personagens que povoaram o processo criativo dos artistas, fundindo e propondo, através da pintura, diferentes tempos, lugares e costumes.

Mais exposições
Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir também as exposições especiais montadas com as obras de sua reserva técnica. Uma delas, ainda no andar térreo, é a mostra com as aquarelas de Diógenes Duarte Paes, artista que dá nome à Pinacoteca, e retrata o cotidiano de Jundiaí no início do século passado. Também no térreo, estão expostas obras para a recepção de visitas escolares.

Já ao longo da escada e no piso superior da Pinacoteca, o visitante pode conferir obras de Élvio Santiago, um dos nomes mais fortes da pintura contemporânea brasileira. E em sala do mesmo piso, está montada ainda uma exposição com as obras do artista plástico ítalo-jundiaiense Inos Corradin sobre a Paixão de Cristo e em homenagem a São Francisco de Assis.

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), localizado na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O espaço fica aberto para visitação gratuita de de terça a domingo, incluindo também feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Pinacoteca fica no Jorosil e funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h às 17h

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/04/exposicao-inedita-dialogos-insurgentes-estreia-na-pinacoteca-nesta-quinta-06/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original