Jundiaí sobe duas posições e ocupa o 6ª lugar de cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Publicada em 04/10/2022 às 18:53

Após dois anos consecutivos em 8°, a cidade de Jundiaí subiu para a 6° posição no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, considerando os municípios entre 100 e 500 mil habitantes. O ranking é feito pela Connected Smart Cities (CSCM) – desenvolvido pela Urban Systems. Dentre as cidades paulistas de mesmo porte, Jundiaí ocupa a 4ª colocação, atrás apenas de São Caetano, Barueri e Santos. Os principais indicadores que colocaram Jundiaí nessa posição foram o urbanismo e a educação.

O anúncio foi feito durante a 8ª edição do Connected Smart Cities, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, nesta terça-feira (4). “É com muito orgulho que recebemos a informação de que subimos no ranking. Uma cidade inteligente e conectada é uma cidade que coloca o cidadão em primeiro lugar. O investimento em inovações tecnológicas melhora o serviço público ofertado para a população”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Prefeito Luiz Fernando palestrou sobre como construir uma cidade inteligente para as crianças

O Chefe do Executivo esteve acompanhado pelo Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e pelo Gestor Adjunto de Governo e Finanças, Jones Martins. “Jundiaí trabalha para ser uma cidade cada vez mais inteligente, tecnológica e sustentável. Desde o início dessa gestão trouxemos, ano após ano, o que há de mais moderno em diversas áreas, como a saúde, educação, mobilidade e transporte, entre tantas outras. O reconhecimento veio com a ascensão no ranking e vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, diz Parimoschi. “Estamos sempre atentos a todas as inovações e tecnologias para que possamos trazê-las para o nosso município”, completa Jones.

Durante o primeiro dia de evento, Luiz Fernando Machado foi um dos palestrantes e abordou temas atuais e importantes para o desenvolvimento de Jundiaí, como por exemplo, construir uma cidade inteligente para as crianças. “As crianças são tratadas como prioridade em Jundiaí. Somos a Cidade das Crianças, pois fazemos políticas públicas capazes de dar o suporte necessário para que elas se desenvolvam, quebrem o ciclo de pobreza e vivam em uma sociedade mais igualitária”, explica Luiz Fernando. Durante a apresentação, o Prefeito destacou conceitos do Programa Escola Inovadora, como o desemparedamento das escolas e os parques naturalizados, além da alimentação saudável, os alertas e indicadores de saúde de crianças em áreas vulneráveis e o Mundo das Crianças.

O Chefe do Executivo destacou as políticas públicas que tornam Jundiaí a Cidade das Crianças

Outro palestrante da tarde, José Antonio Parimoschi explicou como transformar uma cidade em uma cidade inteligente. “Ter a oportunidade de contar sobre as boas práticas de Jundiaí e trocar experiências é algo muito enriquecedor para que a gente possa continuar desenvolvendo políticas públicas que melhorem a vida dos nossos cidadãos”, comenta.

O Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes; o diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança, Fernando Luis Polo; o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour; o assessor de políticas governamentais Rafael Lopez Andreotti; a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão, Carolina Arvigo; a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini e a superintendente da TVTEC, Monica Gropelo, também estiveram presentes no evento.

José Antonio Parimoschi ressaltou a importância de construir uma cidade inteligente e tecnológica

O Connected Smart Cities contará, durante os três dias de evento, com a presença de aproximadamente três mil pessoas. São 12 palcos montados com a participação de 300 palestrantes. Além disso, o evento recebeu 50 expositores. Dentre os temas abordados, destaque para Cidades Prósperas, Empreendedoras, Participativas Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Resilientes e Inclusivas.

O CSCM é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, ele tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/04/jundiai-sobe-duas-posicoes-e-ocupa-o-6a-lugar-de-cidade-mais-inteligente-e-conectada-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original