Geresol fecha parceria com Centro de Detenção Provisória para tratamento de lixo reciclável

Publicada em 05/10/2022 às 09:15

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) fechou uma parceria inédita com o Centro de Detenção Provisória (CDP), para separação, coleta e destinação correta do lixo reciclável produzido na unidade. Segundo o Diretor do CDP, Alexandre Apolinário mensalmente são acumulados em torno de 24 toneladas de resíduos, sendo 80% – ou 19 toneladas – deste montante reciclável.

“Os principais resíduos acumulados são plásticos de garrafas PET e papéis. Acredito que essa iniciativa é fundamental para contribuir com o meio ambiente e levar aos detentos uma educação ambiental que poderá ser multiplicada no momento em que eles forem ressocializados”, comenta Alexandre.

Contentores foram doados pela Prefeitura de Jundiaí ao Centro de Detenção Provisória

A iniciativa leva o nome de PICS – Programa Interno de Coleta Seletiva. Além dos 1347 detentos, os funcionários também irão participar da coleta. “É uma iniciativa muito importante. Faço a reciclagem em casa e saber que o lixo que produzimos no trabalho também terá o descarte correto é muito importante”, diz a funcionária Mariana. Já para um detento que não pode ser identificado, essa oportunidade é fundamental para aprender. “Geramos bastante resíduos aqui e ficamos felizes de saber que agora ele terá o destino correto”, opina.

Todos passaram por um treinamento com profissionais do Geresol, na última quinta-feira (29) e iniciaram os trabalhos na segunda-feira (3). “Essa iniciativa é louvável e vai ao encontro da preocupação ambiental que tem Jundiaí. Nessa parceria daremos todo o treinamento, a doação de contentores para realizarem a coleta, além todo o suporte logístico de retirada. Tudo o que for produzido será encaminhado ao Geresol para o fim adequado”, explica o Diretor de Limpeza da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Moraes.

Atualmente, o Geresol recebe cerca de 500 toneladas de material reciclável por mês. A nova quantia oriunda do CDP irá representar um aumento de 4% no montante. “Estamos preparados e animados para lidar com essa nova demanda”, afirma Márcio.

Detentos e funcionários passaram por um curso de capacitação para realização da coleta seletiva

Meio Ambiente

A preocupação com o meio ambiente é um tema recorrente em Jundiaí. Em 2020 a cidade se tornou integrante do Programa de Cidades do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, assumiu a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030. Dentre esses objetivos estão presentes a preocupação com o meio ambiente, mudanças climáticas e o consumo sustentável.

“A preocupação com o meio ambiente e as formas de reduzir o impacto ambiental são amplamente discutidas. A reciclagem é uma prática sustentável e que gera economia, portanto, iniciativas como esta são fundamentais para o nosso bem-estar a longo prazo. Jundiaí é a Cidade das Crianças e construir um mundo melhor para eles é o nosso dever para os dias de hoje”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/05/geresol-fecha-parceria-com-centro-de-detencao-provisoria-para-tratamento-de-lixo-reciclavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original