Comitivas das Prefeituras de Búzios e Sorocaba conferem iniciativas de Jundiaí pela Infância

Publicada em 06/10/2022 às 17:44

Representantes das Prefeituras dos Municípios Búzios e Sorocaba visitaram em Jundiaí, nesta quinta-feira (06), equipamentos públicos municipais vinculados à política da Infância, pelo programa Cidade das Crianças.

A comitiva paulista era composta por representantes das secretarias de Cidadania e de Educação e visitou, pela manhã, a Emeb Brígida Gatto Rodrigues e o Bosquinho, no Jardim Bonfilgioli, e a Fábrica das Infâncias Japy. No período da tarde, a comitiva dirigiu-se ao Mundo das Crianças, onde seguiu a visita com as representantes da secretaria de Desenvolvimento Social do Município carioca.

“Ficamos muito felizes em ver outros Municípios interessados no modelo de Jundiaí por suas boas-práticas pela Infância. Esse interesse reforça e atesta a vocação de nosso Município para ser referência, não só para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), mas também pelo interior paulista e até Municípios de outros Estados”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos porta-vozes da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças.

Na Fábrica das Infâncias Japy, grupo de Sorocaba conheceu também o Parque Naturalizado

A coordenadora da Criança e Adolescente de Sorocaba, Janaína Rocha, explicou o motivo da visita. “Durante pesquisa sobre como potencializar as nossas ações, descobrimos que Jundiaí já desenvolvia práticas para valorizar a Infância e quisermos conferir de perto. Após nossa solicitação à Prefeitura tivemos um acesso muito rápido e um acolhimento muito efetivo. Da visita, levamos a mensagem sobre a importância de se valorizar e criar espaços para integrar a natureza com a brincadeira e a ludicidade”. Também fizeram parte da comitiva sorocabana a supervisora do Criança Feliz, Dagmara Eberle, e a gestora de Desenvolvimento Educacional, Lauren Caserta.

A coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes de Búzios, Érica Rodrigues, falou da importância da construção coletiva. “Conhecer o Mundo das Crianças despertou em nós a criança adormecida junto com o desejo de melhorar enquanto indivíduo, trazendo a responsabilidade de criar um mundo melhor. Fazer essa visita é muito mais que conhecer, é começar a construção de um mundo melhor para as crianças, que, se for coletiva, será muito mais eficaz. Começamos a vivenciar isto com Jundiaí e Sorocaba nesta tarde”.

O grupo carioca, da qual também faz parte a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Joice Salme, prossegue a visita em Jundiaí nesta sexta-feira (07) para visitar outros equipamentos, como a Fábrica das Infâncias Japy, o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) e a Casa Sol, abrigo sigiloso destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência e sob ameaça.

Visita prosseguiu no período da tarde, com a comitiva de Búzios

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/06/comitivas-das-prefeituras-de-buzios-e-sorocaba-conferem-iniciativas-de-jundiai-pela-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original