Comitê das Crianças de Rio Claro visita Jundiaí para troca de experiências

Publicada em 07/10/2022 às 17:53

O Comitê das Crianças de Rio Claro, que nasceu inspirado no de Jundiaí, esteve nesta sexta-feira (7) no município para uma visita ao Mundo das Crianças, na parte da manhã, e à Fábrica das Infâncias Japy no período da tarde. O Comitê das Crianças de Jundiaí se juntou aos visitantes e acompanhou todas as etapas, com muita interação entre os pequenos.

“No Mundo das Crianças, gostamos muito da fonte que jorra água e dos brinquedos no meio da natureza. Estamos no comitê desde o início e hoje pudemos conversar com as crianças de Jundiaí sobre as coisas que gostamos de fazer. A Fábrica também é um espaço super legal”, comenta Isadora Gabrielly, de 11 anos.

“Ficamos felizes em receber essa visita e o mais importante é essa interação entre os pequenos. Somos gratos por Rio Claro ter se inspirado no comitê de Jundiaí, que é uma política que vem dando certo na cidade. Ouvimos as sugestões deles e também recebemos um convite para visitar a cidade de Rio Claro”, aponta o Gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni.

Comitê das Crianças de Rio Claro visita a Fábrica das Infâncias Japy
Comitê das Crianças de Rio Claro visita a Fábrica das Infâncias Japy

A coordenadora da Comissão Municipal Intersetorial pela Primeira Infância de Rio Claro, Vanessa Magri, destacou a responsabilidade de todos no desenvolvimento integral das crianças. “Visitamos Jundiaí para saber mais sobre as políticas públicas para a infância em agosto de 2021 e fundamos o nosso comitê em 8 de abril deste ano. E hoje, as crianças adoraram a experiência, principalmente por conta dos ótimos locais que Jundiaí oferece para essa faixa etária”, conta.

O Comitê das Crianças é uma das iniciativas que integram o programa municipal Cidade das Crianças, do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Trata-se de um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído em 2019, após a adesão do Município no ano anterior à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, grupo idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, o Comitê chega à sua quarta composição.

O município de Rio Claro passou a contar com o 1º Comitê Municipal de Crianças, que tomou posse em 8 de abril de 2022, e irá auxiliar na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Em abril do ano passado, o prefeito Gustavo Perissinotto deu posse à Comissão Municipal Intersetorial para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. A comissão é formada por representantes das secretarias municipais, de conselhos municipais e de instituições educacionais.

Foto geral - Comitê das Crianças de Rio Claro visita a Fábrica das Infâncias Japy
Comitês de Jundiaí e Rio Claro trocam experiências em visita

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/07/comite-das-criancas-de-rio-claro-visita-jundiai-para-troca-de-experiencias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original