Fila por cirurgias de hérnia e vesícula tem redução de 40%

Publicada em 08/10/2022 às 08:30

A fila de espera da rede pública de saúde para cirurgias eletivas de hérnia e colecistectomia (vesícula), em 90 dias, reduziu quase 40%. De 2.622 pacientes, atualmente, 1.600 estão no aguardo desses procedimentos, com previsão de realização até dezembro.

O mutirão, iniciado em julho no Hospital Regional (HR), é resultado de um plano desenvolvido pelo Município, com equipamentos e instituições e com a Secretaria de Estado de Saúde para dar vazão às cirurgias de baixa e média complexidades que ficaram represadas por conta da Covid-19.

“Estamos respondendo à crise desencadeada pela pandemia, a partir de planejamentos e do nosso plano de retomada Pós-Covid-19. Durante os períodos mais críticos, o Hospital São Vicente se manteve como referência em Covid-19, sem desassistir as demais doenças, enquanto o Hospital Regional permaneceu na retaguarda para o atendimento dos pacientes com outras patologias. A saúde é a nossa prioridade e temos atuado para garantir a melhor assistência em todas as necessidades dos pacientes”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

As cirurgias são realizadas no Hospital Regional, após encaminhamento feito pela CROSS

No Município, as cirurgias de hérnia e de colecistectomia são as que têm maior demanda, seguidas por cirurgias ortopédicas e geral (orificiais). Em torno de 3 mil ficaram represadas no período.

“A resposta à questão vem de maneira conjunta com o Estado, resultado de solicitação feita pela região de saúde de Jundiaí. Esse avanço de 40% é extremamente importante e, até o final do ano, devemos limpar essa fila. Para a próxima etapa, já estamos pactuando com a Secretaria Estadual o início dos procedimentos ortopédicos, em regime de mutirão, uma vez que o HR segue também com seus atendimentos”, informa o gestor de Promoção da Saude, Tiago Texera.

Encaminhamento
O encaminhamento dos pacientes para as cirurgias eletivas é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Os munícipes que têm o diagnóstico de colelitiase (pedra da vesícula) ou hérnia realizados nos serviços públicos de saúde são inseridos na fila de espera do sistema CROSS. Ao realizar o agendamento da consulta no Hospital Regional, a Unidade de Saúde que inseriu o paciente na fila de espera da central faz a convocação do mesmo para a realização dos exames pré-operatórios. Ao passar em consulta com cirurgião, a cirurgia é agendada em até 30 dias (a depender do quadro clínico do paciente).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/08/fila-por-cirurgias-de-hernia-e-vesicula-tem-reducao-de-40/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original