Pracinha do Vista Alegre cumpre vocação cultural e atrai a comunidade com programação gratuita

Publicada em 08/10/2022 às 09:30

Vinculada à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a Pracinha da Cultura do Vista Alegre, antigo nome do CEU das Artes, tem assumido cada vez mais a sua vocação de equipamento cultural, atraindo a comunidade no entorno para sua programação gratuita.

“Assim como os demais equipamentos da UGC, a Pracinha da Cultura tem recebido uma programação constante de atividades gratuitas. Isso tem sido muito bem aproveitado pelos moradores do bairro e do entorno, que aderem a essas atividades e prestigiam as nossas propostas, ocupando aquele espaço, que é de todos”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Uma das atrações disponíveis é o seu programa de oficinas culturais, que, para o segundo semestre deste ano, disponibilizou mais 20 oficinas, com mais de 650 vagas gratuitas, muitas delas ainda disponíveis, como a de Artesanato (às segundas e quartas, às 17h), de Capoeira (aos sábados, às 9h30), de Danças Urbanas, Street Dance, Hip Hop e Tik Tok (às terças, às 20h), Ginástica Corporal (às quartas e sextas, às 8h30), de Hip Hop (às terças e sextas, às 20h30), de Maracatu (aos sábados, às 14h) e de Ritmos (às  quintas, às 20h).

Uma das oficinas que compõem a programação é a de violão, em turmas para crianças, jovens e também adultos

A programação de oficinas traz atividades diversas e para todas as faixas-etárias, a partir dos três anos de idade. Uma das oficinas é a de Violão para o público infantojuvenil, com os professores Paulo e Gisele Nascimento.

As irmãs Giovana e Gabriela Ritti, de sete e nove anos, são moradoras do Jardim Tamoio e já fazem aulas há algumas semanas. “Já aprendi muita coisa, como ritmos, acordes e leitura de partituras. Como gostamos de sertanejo, quem sabe, a Giovana na primeira voz e eu de segunda não podemos virar uma dupla famosa de irmãs, como a Maiara e a Maraísa”, comentou a irmã mais velha.

O pai, o supervisor administrativo Fabiano, também é só elogios. “Elas pediam há tempos para fazer aula de violão e se fosse pagar ficaria muito caro. Soubemos da oficina pelo site da Prefeitura. Não conhecíamos a Pracinha e achamos as instalações muito boas. Até o instrumento para a prática nas aulas foi disponibilizado”, comentou.

Giovana e Gabriela começaram a fazer as aulas de violão há algumas semanas e já aprenderam ritmos, acordes e leitura de partituras

Os interessados nas vagas das oficinas com vagas disponíveis podem se inscrever pela internet ou comparecer à Pracinha da Cultura na data e horário em que é realizada a oficina.

Outro sucesso de bilheteria da Pracinha da Cultura tem sido as sessões do “Super Tela”, com exibição gratuita de filmes de sucesso para o público infantojuvenil. As exibições são às sextas-feiras, no auditório do espaço, a partir das 19h, com 40 vagas gratuitas disponíveis.

Priscila Bonifácio, coordenadora do equipamento cultural, explica que a escolha dos filmes. “A comunidade participa da curadoria da programação do ‘Super Tela’ e escolhe os títulos a que querem assistir”, comentou.

Mais programação cultural
A Pracinha da Cultura do Vista Alegre conta ainda com uma unidade descentralizada da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e que também preparou para o mês de outubro uma série de atividades culturais, com inscrições gratuitas no local.

Este mês, às terças-feiras (nos dias 11,18 e 25), às 19h30, a Biblioteca promove contações de histórias, com a Cia. Giro no Biombo, para o público infantojuvenil.

Às terças-feiras, sempre a partir das 18h30, é realizada a Roda de Conversa e Leitura também para o público infantojuvenil, com as arte-educadoras Rosana Congílio e Valquiria Malagoli. Por meio da mediação de leitura, o objetivo da atividade é despertar o leitor para as suas possibilidades, estimular a sua criatividade e curiosidade, além do gosto pelos livros.

Já às quintas-feiras deste mês (nos dias 13, 20 e 27), a partir das 18h, tem a oficina de grafitagem com o artista Ócio.

Além das atividades propostas, a Biblioteca na Pracinha fica aberta para leitura e empréstimo de livros às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h.

A Pracinha da Cultura fica na Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Espaço conta ainda com as intervenções de pintura da campanha Jundiaí Pé de Infância e o totem do Pé de Ouvido

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/08/pracinha-do-vista-alegre-assume-vocacao-cultural-e-atrai-a-comunidade-com-programacao-gratuita/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original