Caminhada pela Vida pinta de rosa o Parque da Cidade

Publicada em 09/10/2022 às 11:13

Mais de 1,2 mil pessoas vestidas com camisetas em tons de rosa participaram, na manhã deste domingo (9), da Caminhada pela Vida. O evento foi realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e o Hospital Universitário (HU), e contou com apoio de várias entidades e empresas parceiras, a partir da articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), todos em prol da importância de tratar do cuidado preventivo contra o câncer de mama.

Além do trajeto de caminhada de 2,5 km, o dia ainda contou com aulas de alongamento pré-caminhada, aula de dança especial pós-caminhada, além da presença de profissionais para a conscientização dos participantes sobre alimentação, prevenção da obesidade, prática de atividades físicas, fatores de risco familiares, entre outros assuntos. O encerramento do evento contou com show de artistas locais.

Mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes na Caminhada pela Vida, no Parque da Cidade

“O cuidado com a Saúde começa com a prevenção às doenças. Por isso, Jundiaí fortalece a Atenção Básica, com unidades robustas, resolutivas e com equipes humanizadas e acolhedoras, para atender às famílias, em todas as suas necessidades. O câncer exige atendimento rápido, e isso Jundiaí também garante, com o cuidado iniciado em até 15 dias, prazo inferior ao Ministério da Saúde”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Atualmente, Jundiaí conta com 1.312 pessoas em tratamento contra o câncer de mama. No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos.

Eni da Paz, de 64 anos, é um exemplo de superação e alegria. Há oito anos na batalha contra o câncer, vive a expectativa de finalmente receber o diagnóstico de que está curada. Ela não escondeu a alegria por estar presente na caminhada. “Um evento maravilhoso que encheu o meu coração de alegria. Temos que aproveitar todas as oportunidades da vida”, relata.

Eni da Paz relatou estar com o coração cheio de alegria por estar presente no evento

“Jundiaí é uma cidade que trata a saúde com foco em prevenção e um evento como este mostra isso. Aqui investimos em políticas públicas que estimulam as boas práticas para uma vida saudável e trazem mais qualidade de vida à nossa população”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que também participou da caminhada junto com os gestores e o vice-prefeito Gustavo Martinelli.

“Entendemos essa ação como o papel de responsabilidade social do Hospital São Vicente com a sociedade. Com a união de esforços de toda a rede e a participação de tantas pessoas divulgamos esta causa e disseminamos conscientização e a prevenção”, opina a Supervisora de Captação de Recursos do Hospital São Vicente de Paulo, Viviane Rasera.

Fatores

A ocorrência, além de fatores genéticos, tem como situações de aumento de risco causas conhecidas e que podem ser combatidas com hábitos saudáveis e pequenas mudanças no dia a dia. A obesidade, o sedentarismo e o estresse também engrossam a lista dos gatilhos para o desenvolvimento da doença.

“A caminhada é uma forma de aliviar o estresse e auxiliar em outras questões como o emagrecimento e o combate ao sedentarismo. Essa medida, aliada à alimentação saudável colaboram para o combate à diversas doenças, inclusive o câncer. A rede de saúde contempla atividades e espaços para as práticas”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Ao longo de todo o mês de outubro os equipamentos da atenção básica da UGPS irão realizar ações voltadas ao tema.

Durante a largada da caminhada, a equipe da ONG Velas do Japi disponibilizou canoa havaiana na água, em frente à praça Pôr-do-Sol para que pacientes em tratamento pudessem acompanhar a atividade pela água. A ação é uma mostra do “Projeto Mahalo – remando a favor da vida”, que é direcionado para mulheres em tratamento do câncer de mama. “É muito gratificante estar presente em uma celebração linda como esta. O Velas do Japi sempre prestigiou o outubro rosa e caminhamos na mesma direção para promover a conscientização do autoexame e da prevenção do câncer de mama”, explica a diretora da ONG, Carol Frutos.

Mulheres puderam participar do evento também pelas águas, por intermédio da ONG Velas do Japi

Para os participantes impossibilitados de caminhar, o Projeto Me.Empresto utilizou de triciclos para levar pacientes que não conseguiam acompanhar o trajeto completo. “Estar num evento em prol do câncer de mama é um ato de amor, compaixão, inclusão e solidariedade a todas as pessoas que de alguma forma passam direto ou indiretamente pelo tratamento”, diz a fundadora e presidente, Gabriela Pupo.

Inscritos

A Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) levou os alunos que frequentam as aulas nos CECEs de Jundiaí, público que está na faixa etária de maior risco para o câncer de mama. Ao todo, 19 ônibus saíram de todas as regiões do município, com aproximadamente 890 pessoas.

Patrocínio e apoio

O evento é sem fins lucrativos e conta com a participação de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como a UGPS (foco em orientações preventivas e encaminhamento em casos de suspeita), UGEL (atividades físicas e público praticante), UGC (apresentação musical), DAE/Parque da Cidade (cessão de espaço e estrutura de som), UGE (alimentação saudável), UGCC por meio da Assessoria da Mulher, UGISP e UGMT (estrutura), entre outras.

A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento. Instituições e diversas empresas, com articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, também abraçaram a causa da mulher e da saúde: Unimed Jundiaí e Associação Mulher Unimed, Plascar, Me.Linda, Sesc Jundiaí, Coca-Cola FEMSA Brasil, Qualatex, DeMarchi, Natural One e Jundiá. Toda a divulgação, pré, durante e pós-caminhada, conta com a parceria da TVTEC, UGIRC e HSV.

“A Caminhada pela Vida reforça a importância das ações preventivas no combate ao câncer de mama. Alimentação saudável, a pratica de atividades físicas e o diagnóstico precoce são as principais ferramentas nesta luta”, ressalta Dr. Nilton Jesus Fernandes, diretor presidente Unimed Jundiaí.

“O Outubro Rosa e a prevenção são temas que chamam a atenção de todas as mulheres do mundo. Ficamos felizes em atuar junto desse projeto”, ressalta a Diretora Comercial da DeMarchi, Rachel DeMarchi.

A caminhada é uma das formas de manter o corpo saudável e evitar uma série de doenças, como por exemplo, o câncer

Confira mais imagens da Caminhada pela Vida no Flickr da Prefeitura.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/09/caminhada-pela-vida-pinta-de-rosa-o-parque-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original