Com foco no bem-estar, Saúde oferece práticas gratuitas de meditação e auriculoterapia

Publicada em 09/10/2022 às 08:11

Mesmo com apenas sete anos de idade, Maria Luísa começou a apresentar problemas para ter uma tranquila noite de sono. “Ela sempre foi muito agitada. É ligada na tomada durante o dia e durante a noite”, conta a avó, Solange Pereira. Ao perceber o quanto esse comportamento era prejudicial para a garota, a família encontrou ajuda na meditação e na auriculoterapia. A prática agradou a menina. “Eu gosto bastante de fazer a meditação e colocar a sementinha na orelha. Fico mais calma quando vou para a casa e até durmo melhor”, revela Maria.

Maria Luísa e a avó, Solange Pereira, participam juntas da meditação no CECCO

A meditação e a auriculoterapia são oferecidas de forma gratuita pelo CECCO (Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda), equipamento da Prefeitura, toda quinta-feira, a partir das 9h. A participação é livre e aberta ao público. Sabendo disso, a Diolinda Lemos, de 71 anos, também começou a levar os netos Gabriel e Giovana para as atividades no espaço que já está acostumada a frequentar. “Eles adoram e ficam ansiosos para a aula. Os benefícios são nítidos. Percebi que o Gabriel, por exemplo, está ficando mais calmo e centrado, além de estar se organizando melhor com a escola”, afirma.

“A promoção de boas práticas que tragam uma melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças é uma marca da gestão em Jundiaí, Cidade das Crianças. Os estímulos que elas recebem ainda quando pequenas vão gerar efeitos positivos para o resto da vida de cada uma delas”, opina o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Gabriel aguarda ansiosamente, todas as semanas, para fazer a meditação e a auriculoterapia

“Práticas integradas, que fomentam a participação de toda a família em espaços públicos, são fundamentais. Atividades como esta fazem a promoção da saúde e mostram que ela não deve ser notada apenas quando alguém fica doente”, comenta o Gestor de Saúde, Tiago Texera.

Impacto positivo

A fisioterapeuta da Equipe NASF, Cristina Padoin, relata que os benefícios de iniciarem práticas como essa, ainda na infância, são muitos. “É um momento de interação consigo, algo muito pessoal. Isso traz aos pequenos mais calma e tranquilidade, o controle da ansiedade e até mesmo a melhora no apetite, imunidade e questões respiratórias”, explica. “As próprias crianças gostam muito e relatam que ficam aliviadas. Assim elas terão mais qualidade de vida”, completa Cristina.

Além dos benefícios da prática em si, o CECCO conta com outro elemento fundamental para a sociedade: a integração entre as pessoas. “Aqui nós recebemos pessoas de todas as idades, que fazem atividades em conjunto. A própria meditação tem a presenças das crianças e também de adultos e idosos. Famílias inteiras vem e assim conseguimos criar um espaço agradável, que promove o convívio com pessoas de diferentes contextos”, argumenta a gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.

Prática integrada entre crianças, adultos e idosos traz muitos benefícios a todos

O equipamento é vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e está localizado na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, no Parque Continental. O espaço é aberto para a população.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/09/com-foco-no-bem-estar-saude-oferece-praticas-gratuitas-de-meditacao-e-auriculoterapia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original