Parceria faz NAPD zerar fila de espera por cadeira de rodas sob medidas (não adaptadas)

Publicada em 10/10/2022 às 08:30

Bem mais confortável, garantindo qualidade de vida e autonomia, e com a possibilidade de retirar a roda, o que facilita a colocação nos veículos. Assim é a cadeira de rodas utilizada por João Martins dos Santos Júnior, de 48 anos.

O equipamento novo foi entregue pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir de doação realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio de parceria articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação – ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Em Jundiaí, o projeto possibilitou zerar a fila de espera por cadeiras de rodas para pessoas com uso permanente.

“Há cerca de um mês, estou com a cadeira nova. Eu não esperava. Cheguei no NAPD e entregaram. A outra já tinha cinco anos e estava ruim. Essa é muito boa, consigo tirar a roda, o que facilita bastante quando vou sair de casa. Gostei muito”, ressaltou Santos, que há oito anos teve um derrame.

João e sua esposa Jociane aprovaram a nova cadeira

Desde dezembro de 2021, o NAPD fez a entrega de 223 cadeiras de roda, por meio das doações realizadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ao todo, a ação atenderá até 300 pessoas com os equipamentos prescritos sob medida para as necessidades de cada paciente. “É um projeto importante, que permitiu contemplar todos os pacientes da fila para esse tipo de cadeira. Todas são personalizadas, podendo ser ajustadas para os usuários que possuem baixa complexidade”, destacou a gerente do NAPD, Vanessa Vicentini.

Vandete Cordeiro Conserva, de 74 anos, há quase três anos precisou amputar uma das pernas. Ainda em fase de adaptação à prótese, ela utiliza a cadeira principalmente para se locomover, com maior autonomia, quando precisa sair de casa. “Estou muito feliz. É uma cadeira mais moderna e eu não poderia comprar uma igual”, comentou. “Ficou muito mais prático para nós. É muito diferente da que ela tinha. É mais segura porque tem rodas atrás, tem apoio ajustável para colocar o pé, os aros são inoxidáveis e para tirar a roda basta apertar um botão”, completou seu esposo Daniel Paulini da Silva.

O equipamento é mais moderno e melhora a qualidade de vida dos usuários

Treinamento
Além da doação das cadeiras, a parceria ofereceu treinamento de 40 horas para capacitar os profissionais que fazem as análises dos pacientes.

Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, parcerias como essa, entre o poder público e a iniciativa privada a partir de uma organização civil, ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas e trazer mais conhecimento os servidores, que participaram do curso. “Sabemos a importância de parcerias como essa para construirmos juntos resultados eficientes e duradouros para os munícipes. Os pacientes beneficiados poderão ter mais conforto e qualidade de vida com os novos equipamentos, possibilitando um dia a dia mais ativo e seguro para eles”.

A igreja já realiza esse projeto no país há mais de 10 anos, e considera que “ele tem o intuito de elevar a qualidade dos serviços e promover a inclusão social, porque com a cadeira adequada o cadeirante tem a oportunidade ter maior independência e autonomia usando um transporte seguro oportunizando o retorno à sociedade e ao mercado de trabalho. É importante poder contribuir com essas pessoas”, contou a coordenadora do programa no Brasil, Danielle Bini Mottola.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/10/parceria-faz-napd-zerar-fila-de-espera-por-cadeira-de-rodas-sob-medidas-nao-adaptadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original