Crianças tomam as ruas do Parque Almerinda Chaves em expedição que pede a paz

Publicada em 11/10/2022 às 15:43

Cria na Paz. Essa foi a palavra de ordem que mais de 160 alunos da EMEB Cleo Nogueira Barbosa entoaram, na manhã de terça-feira (11), pelas ruas do Parque Almerinda Chaves, durante a “Expedição Cria na Paz”. A ação está inserida nas políticas públicas da Cidade das Crianças, dentro da Rede Urban95. Acompanhados dos cuidadores, educadores, guardas municipais e agentes de trânsito, os pequenos percorreram o entorno da escola para passar uma mensagem de conscientização e promoção do fim da violência.

“A gente fez o passeio para fazer a paz e as pessoas ficarem mais calmas”, conta Beatriz Valentina, de cinco anos. “Todos têm que tratar as crianças com amor e carinho”, completa sua coleguinha Vitória Emanuelly.

Crianças realizam passeio pelas ruas no entorno da escola em manifesto pelo fim da violência

“As crianças são o principal patrimônio da nossa sociedade. Todos os estímulos que elas recebem na primeira infância ficam marcados para sempre. Garanto que um ato de carinho ao invés de um tapa, um “eu te amo” ao invés de um xingamento, irá transformar a vida de uma criança e a tornará uma pessoa muito melhor no futuro”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Durante o trajeto, as crianças entregaram folders e cartazes para os comerciantes da região. “Essa é uma ação linda. Onde tem os olhos de um adulto deveria ter uma criança protegida. Espero que a iniciativa possa conscientizar as pessoas e dar um basta a qualquer tipo de violência”, relata a comerciante Rosemary Cartapatti.

Segundo a diretora da escola, Lisandra de Oliveira Santos, a atividade tem uma simbologia importante, pois acontece na semana da criança. Ela conta que o projeto foi bem recebido pela comunidade local. “Todos os projetos que se iniciam com as crianças tendem a dar certo, pois elas carregam a verdade nas mensagens e os pais abraçam a ideia”, avalia Lisandra. Essa é mais uma das ações deste tema que estão sendo desenvolvidas nesta escola.

Beatriz Valentina explica que a pessoas precisam ficar mais calmas

Dados
A partir de uma pesquisa sobre violência contra crianças, realizada pela pediatra Stela Oliveira (HU), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) vem realizando um trabalho preventivo e protetivo nas regiões Oeste e Leste da cidade, em dez escolas. São seis de Ensino Fundamental e quatro de Educação Infantil II. Ao todo, existem 5,7 mil estudantes matriculados e 3,05% deles relataram ser submetidos à agressão física, emocional ou sexual. Isso representa que 171 meninos e meninas já passaram por algum tipo de situação de violência.

“A expedição Cria na Paz é mais uma ação do projeto de comunicação não violenta iniciada no vetor oeste, que tem como objetivo quebrar ciclos de violência dentro da casa das crianças, sejam elas física, psicológica ou sexual. É cultural nas famílias acreditar que bater educa. Hoje nós sabemos que isso não é verdade. Bater viola os direitos das crianças, prejudica o desenvolvimento cognitivo e a saúde emocional de meninos e meninas. Jundiaí é contra a violência e trabalha para romper com os ciclos dentro da família e na sociedade”, explica a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Atividades são desenvolvidas em escolas municipais de Jundiaí; na cidade, pesquisa indica que entre as regiões Leste e Oeste, 3,5 % dos estudantes sofrem algum tipo de violência

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/11/criancas-tomam-as-ruas-do-parque-almerinda-chaves-em-expedicao-que-pede-a-paz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original