Inclusão Produtiva: é formada terceira turma de curso em parceria da empresa SKF com a Prefeitura

Publicada em 11/10/2022 às 09:18

Os onze alunos que compunham a terceira turma do curso sobre Linguagem Python, realizado em parceria da empresa SKF com a Prefeitura, participaram, no último sábado (08), da cerimônia de formatura do curso. Realizada na Escola de Gestão Pública (EGP) de Jundiaí, onde o curso foi ministrado nos últimos meses, a cerimônia contou com a presença dos jovens e de seus familiares, além de diretores da empresa e autoridades.

Ministrado pelo gerente regional de tecnologia da empresa para a América Latina, Marcelo Camargo, o curso foi articulado junto à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio de sua Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional. Após fazerem o curso, dois alunos dos anos anteriores já foram contratados: Wellington Silva, que participou da primeira turma do curso, fez estágio na empresa e depois foi contratado; e a Cryslayne Santos, que fez parte da segunda turma e hoje é estagiária.

Como as plantas da empresa encontram-se localizadas em Cajamar, este ano o curso passou também a contar com jovens referenciados pela rede socioassistencial desse Município.

“Iniciativas como esta potencializam o trabalho da UGADS pela inclusão e transformação da vida jovens através do emprego. Na pessoa do professor Marcelo, agradecemos a SKF pela preocupação em transformar a vida das comunidades no seu entorno. Chegamos ao terceiro ano de curso, com os bons exemplos do Wellington e da Cryslayne, que, um dia também abraçaram a oportunidade, demonstração seu interesse e potencialidades, e hoje servem de inspiração para os outros jovens. Que esta possa ser uma parceria sempre frutífera e muito duradoura”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Marcelo Camargo também falou sobre a importância da geração de oportunidades. “A SKF está muito feliz em ajudar a formar mais uma turma de alunos na linguagem de programação Python, curso promovido em parceria com as Prefeituras de Jundiaí e Cajamar. O interesse e o desempenho dos alunos foram excelentes. Na SKF, a Economia Social é um dos nossos pilares de atuação e pensamos em como a área de tecnologia também podia contribuir com a nossa sociedade. A demanda por profissionais desse segmento cresce muito. A oferta de capacitação apresenta, portanto, uma oportunidade para a formação e desenvolvimento destes jovens para que tenham novas perspectivas de carreira e de vida”.

A diretora-presidente da EGP, professora Clara Magalhães, também fez um discurso sobre a inclusão dos jovens. “Com muita alegria concluímos o terceiro ciclo de formação para adolescentes deste curso, que certamente trará grande transformação para eles. Uma perspectiva de inclusão social em um mercado de trabalho crescente, que é a tecnologia da informação, e que necessita de novos talentos. Iniciativa que comunga também a orientação de nosso prefeito Luiz Fernando Machado, para que ‘ninguém fique para trás’”.

Assim como das últimas vezes, os alunos com maiores pontuações pelo desempenho nas atividades foram premiados pela empresa cada um deles com um notebook. Desta turma, os premiados foram a aluna Yasmin Souza, de Cajamar, e Luiz Gustavo Amaral, de Jundiaí.

Morador do Jardim Santa Gertrudes, Luiz Gustavo, de 17 anos, soube do curso através de seu pai, que viu a divulgação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul. “Iniciativas como esta dão um futuro para os jovens. Eu já tinha colocado meu sonho de trabalhar com Tecnologia da Informação (TI) em segundo plano, talvez para uma carreira na área de Segurança ou serviço público, mas agora voltou ao primeiro plano. Ainda mais agora, com o computador que ganhei. Há tempos que estávamos sem em casa, para fazer trabalhos e impressões. Mas com o equipamento novo vai ser possível continuar praticando e aprimorando o que aprendi no curso”.

O secretário de Desenvolvimento Social de Cajamar, Niedson Silva de Souza Filho, também participou da cerimônia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/11/inclusao-produtiva-e-formada-terceira-turma-de-curso-em-parceria-da-empresa-skf-com-a-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original