Outubro Rosa: Parceria entre Educação, Saúde e SESC orienta sobre informações de rótulos alimentares

Publicada em 13/10/2022 às 11:29

O mês de outubro é marcado pelas ações de prevenção e combate ao câncer de mama. Entre os fatores que podem desencadear a doença está a má alimentação. E este foi um dos temas abordados na Caminhada pela Vida, realizada no último domingo, no Parque da Cidade, a partir de parceria entre as Unidades de Gestão de Educação, Promoção da Saúde e o SESC, para orientação aos participantes e frequentadores do espaço sobre a importância da correta leitura e entendimento das informações dos rótulos dos alimentos.

“Para o Sesc foi muito prazeroso apoiar a Caminhada pela Vida, por meio de uma ação que apresentava a importância da alimentação saudável evitando os alimentos ultra processados, que objetiva conscientizar o público a fazer escolhas alimentares mais conscientes a partir de uma correta interpretação dos rótulos dos alimentos. Uma ação que está nos valores de uma educação não formal da qual o Sesc atua em suas frentes, como por exemplo, o projeto Experimenta!” diz Celina Tamashiro, gerente do Sesc Jundiaí.

Apresentação de informações nos rótulos em atividade do Sesc aconteceu no Parque da Cidade, durante a Caminhada pela Vida

Rotulagem

Nesta semana entrou em vigor a normativa sobre rotulagem alimentar expedida pela Anvisa em 9 de outubro de 2020, com a exigência da facilitação do acesso às informações pelos consumidores. A regra visa garantir a qualidade do produto e a saúde da população a partir dos dados fornecidos pelas empresas fabricantes, facilitando a escolha dos produtos. Lista de ingredientes, prazo de validade e informações nutricionais estão entre os itens obrigatórios nos rótulos, assim como a medida caseira, que é como o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc).

Informações sobre conservantes, lactose, glúten e diversos outros itens usados na composição de alimentos enlatados e processados são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. As regras também incluem o que as empresas não podem usar nos rótulos, como palavras e informações falsas ou que induzam ao erro.

PANCs

“A boa alimentação é essencial para evitar doenças. Jundiaí conta com grupos de orientação sobre a alimentação saudável na Rede de Atenção Básica, para a orientação e dicas sobre alimentos que são ricos em nutrientes. O câncer de mama tem entre seus fatores de desenvolvimento a alimentação com excesso de ultraprocessados”, comenta a diretora de Atenção Básica, Ana Paula Rosa.

A Educação também tem na alimentação um diferencial para Jundiaí, Cidade das Crianças. Durante a caminhada alusiva ao câncer de mama, as plantas alimentícias não convencionais (PANC) que fazem parte do cardápio das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) foram apresentadas para os participantes e detalhadas nutricionalmente.

Para saber mais informações sobre as atividades que vão acontecer na cidade ao longo do mês e dicas sobre saúde, esporte e cultura acesse o site da Prefeitura de Jundiaí, no link Outubro Rosa.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/13/outubro-rosa-parceria-entre-educacao-saude-e-sesc-orienta-sobre-informacoes-de-rotulos-alimentares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original