Campanha contra a paralisia infantil ganha apoio de instituições religiosas

Publicada em 14/10/2022 às 10:32

Para vacinar, até o dia 31 de outubro, cerca de 8 mil crianças de 1 a 4 anos com o reforço contra a paralisia infantil (Poliomielite) e atingir a meta de 95% da população alvo, a Prefeitura de Jundiaí une esforços também com as igrejas Católica e Evangélica para conscientizar os pais a levarem os filhos para receber as gotinhas. No final do mês passado, o Munícipio firmou parceria com os Rotary Clubs do Município para alavancar a campanha nacional de vacinação.

O encontro no Paço Municipal, nesta quinta-feira (13), com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, contou com a participação do Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, do padre Leandro Megeto, do presidente do Conselho de Pastores de Jundiaí (CONPAS), pastor Clóvis Pontes, e do tesoureiro do CONPAS, pastor Izaias Machado da Silva, além de gestores municipais e representantes dos Rotary Clubs.

O prefeito Luiz Fernando ressalta a importância do esforço coletivo

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e se une em um esforço coletivo para garantir que elas recebam essa importante vacina.  Embora a doença esteja erradicada no Brasil, o risco de termos um retorno, como ocorreu em países como os Estados Unidos e Israel, é grande. Estamos muito preocupados e empenhados para mudar o cenário e sair da zona de risco. As igrejas vêm para nos auxiliar a chegar a cada pai e mãe, a cada responsável, como os Rotarys estão nos ajudando”, destaca o prefeito Luiz Fernando.

“O Munícipio tem a expertise para realizar a campanha, mas é necessário que a população se conscientize. Poder Público e sociedade civil se unem, mais uma vez, para levar a informação e o serviço para a comunidade. A paralisia é uma doença grave e queremos mudar o atual cenário, aumentando a cobertura vacinal”, afirma o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

As instituições auxiliarão na divulgação da campanha. Aplicação das gotinhas ocorre em todas as UBSs

Estratégia
Último balanço da campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite aponta que, desde o dia 8 de agosto – quando desencadeada a ação -, foram vacinadas na cidade 12.715 crianças com o reforço, o que representa apenas 63% das 20.184 aptas a tomar a vacina.

O fomento à vacinação contará com divulgação por meio de diversas mídias das igrejas, juntamente com as campanhas realizadas pelos Rotary Clubs e pelos canais oficiais da Prefeitura:  site e redes sociais.

“Vamos atuar para fazer o chamamento e lembrar dessa ameaça”, destacou pastor Clóvis, lembrando que o seu irmão teve um princípio de paralisia na infância. “Até hoje, ele tem problema na perna. Estamos dispostos a ajudar a aguçar as famílias”.

 “Vamos divulgar na Pastoral da Criança, da Saúde, nas Catequeses. Vamos sim virar esse jogo e cumprir o nosso serviço na edificação do bem e da vida”, acrescentou o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo.

A presidente do Rotary Club Jundiaí e representante da Associação de Senhoras de Rotarianos de Jundiaí, Orsola de Antonio, também enfatizou a importância da estratégia para a aplicação das gotinhas e lembrou a gravidade da doença. “O Rotary entrou nessa campanha faz 40 anos, a pedido do próprio Albert Sabin. Chegamos a ter três casos no mundo. Hoje, já passamos dos 12. É um retrocesso e estamos muito preocupados em não alcançar os 95% de imunizados. Cabe a nós nos unirmos”, frisou.

Pontos de vacinação
Em Jundiaí, as gotinhas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação. A aplicação das doses também ocorre nas escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada. “No caso das escolas, não é necessário procurar a UBS referência. Em qualquer uma, a criança recebe a vacina”, lembrou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. 

Também participaram da reunião os gestores adjuntos da UGPS, Dayane Aparecida Pereira Martins, e da Educação, Mário Eugênio Simões Onofre. Por parte Rotary, estiveram presentes os dirigentes Carlos Vaz Junior, Creusa Anita Costa, Valério Delamanha e a sócia honorária, Elza Francisca.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/14/campanha-contra-a-paralisia-infantil-ganha-apoio-de-instituicoes-religiosas/