Empreendedorismo Afro é tema de encontro no Paço Municipal

Publicada em 16/10/2022 às 10:24

A Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, do Núcleo de articulação de Políticas Públicas (NAPP) da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), realizou no auditório do Paço Municipal, reunião sobre Afro empreendedorismo. O objetivo foi ouvir demandas e entender as necessidades do público. A partir do encontro, atividades já foram desencadeadas.

“Através dessas escutas com os empreendedores negros, a Assessoria de Políticas para Igualdade Racial construirá, coletivamente um projeto, para impulsionar esta categoria. O projeto será apresentado em reunião no mês de novembro, cujo reunião fará parte do calendário do novembro negro”, adiantou o assessor, Jensen Silva.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto do auditório do paço municipal, com pessoas sentadas, e assessor de políticas para igualdade racial à frente, discursando
Reunião entre empreendedores afro aconteceu no Paço Municipal; ações específicas serão apresentadas em novembro

“A união dos setores para o desenvolvimento de iniciativas que tragam soluções para demandas da população é o foco das Assessorias integrantes do Núcleo de Articulação Política, da Casa Civil da Prefeitura de Jundiaí”, comenta o gestor da UGCC, Gustavo Maryssael.

Entre as sugestões apresentadas pelos mais de 50 empreendedores participantes, a indicação de uma feira afro, oferta de capacitações, aplicativos e criação de rede para o afro empreendedorismo foram citadas. “Alguns também falaram da importância dos próprios empreendedores entenderem a história da comunidade negra em Jundiaí. E para isso, a assessoria já articulou com diretor do Museu e do Arquivo Histórico de Jundiaí, Paulo Vicentini, uma visita ao departamento de Cultura, onde terão uma palestra sobre a história da população negra jundiaiense”, comentou.

Para a empreendedora Elisângela Mendes, o encontro foi importante. “Se relacionava a um projeto empreendedor direcionado para o público negro e afro descendente, falamos sobre fazer algo coletivamente com grupos de pessoas que atuam no mercado em Jundiaí afro descendente da cidade. Eu mesma, cabeleireira há 25 anos em Jundiaí, trabalhando com esse público negro, tenho visto a dificuldade dessas mulheres em alavancar seus projetos empreendedores”, avaliou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/16/empreendedorismo-afro-e-tema-de-encontro-no-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original