Outubro Rosa: agendamento de mamografia em Jundiaí é rápido e fácil

Publicada em 16/10/2022 às 08:00

Mãe e filha – Darci Aparecida Martins, de 78 anos, e Darci Geralda Martins Camargo, de 40 anos – têm em comum não só o nome, mas a preocupação com a saúde. Tanto que, juntas, elas realizaram na última quarta-feira (10) mais um exame de mamografia, fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. Entre o pedido médico e o agendamento do exame foram apenas 15 dias.

“Passamos por consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) Rami e já saímos com o agendamento. Foi rápido e fácil. Hoje, viemos juntas para esse exame de rotina, tão importante. A minha mãe sempre foi muito cuidadosa e passou isso para mim. É uma preocupação necessária porque o câncer de mama mexe não só com a mulher, mas com a estrutura de toda a família”, comentou Darci Geralda. “Temos que fazer e incentivar todas as mulheres fazerem”, acrescentou com muita simpatia, Darci Aparecida.

Neste mês, entre as ações do Outubro Rosa, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) intensifica o convite para as mulheres com mais de 40 anos realizarem a mamografia. Por mês, 2,4 mil exames são ofertados na rede municipal de saúde, sem redução desse quantitativo ao longo dos últimos anos. Contudo, mensalmente, sobram 20% das vagas.

Mãe e filha sabem da importância de fazer o exame e foram juntas para o procedimento

“O câncer de mama é uma doença silenciosa e a rapidez para a identificação é essencial para o sucesso do tratamento. Salientamos a importância de as mulheres procurem a rede para o exame”, ressalta a diretora do Departamento de Regulação da Saúde, Fabiana Barrete.

A solicitação é simples e é feita na Unidade de Atenção Primária, pelo enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer o exame, sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), por meio de agendamento prévio.

Em 2021, foram realizadas 22.261 mamografias no Município. Neste ano, até o momento, foram 18.992 procedimentos.

Por mês, 2,4 mil exames são ofertados e sobram 20% das vagas

Acompanhamento
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma. Também é o que causa mais mortes entre as mulheres. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. Atualmente, 1.312 mulheres estão em tratamento contra a doença na cidade. O acompanhamento dos casos tem duração de cinco anos.

“A nossa rede de saúde dispõe de fluxos bem estabelecidos para que o diagnóstico e tratamento do câncer de mama sejam adequados, levando em média, após a descoberta, 15 dias para o início da intervenção, prazo inferior ao preconizado pelo SUS. Durante todo o tratamento, a paciente também passa por equipe multiprofissional, incluindo os cuidados psicossociais. Sabemos o quanto é importante voltar os olhos para essa doença, principalmente para a prevenção”, frisa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Programação
Ao longo do mês, a Prefeitura de Jundiaí também realiza uma série de atividades temáticas que fazem alusão à importância da prevenção e da adoção de medidas simples como a alimentação adequada, redução de estresse e atividades físicas. Para participar, basta procurar a UBS de referência e conhecer o que está disponível gratuitamente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/16/outubro-rosa-agendamento-de-mamografia-em-jundiai-e-rapido-e-facil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original