‘Contém Sonhos’: Projeto fomenta a leitura de estudantes da rede municipal de ensino

Publicada em 18/10/2022 às 08:09

Um sonho é um conjunto de imagens, pensamentos ou fantasias que surgem na mente durante o sono de uma pessoa. Porém, sonhar acordado é possível e essa prática pode ser estimulada pelo hábito da leitura. A estudante Rafaela Thorressan, de nove anos, conta que ama ler livros de contos de fadas. “Quando leio eu me imagino no lugar da personagem e queria estar na história”, revela.

A partir da próxima sexta-feira (21), portanto, a Rafaela e todos os estudantes matriculados nas escolas municipais de Educação Infantil I, Educação Infantil II, Ensino Fundamental Ciclo I Regular e EJA poderão levar para a casa, todos os finais de semana, livros do acervo escolar para que possam ler juntamente com os seus familiares ou responsáveis. Esse é o “Projeto Contém Sonhos”, que foi lançado na sexta-feira (14) e está inserido no Programa Escola Inovadora. Os livros serão transportados em sacolas personalizadas com a identificação do projeto. Para isso, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) adquiriu 36 mil sacolas, em um investimento de R$ 291 mil.

Rafaela Thorressan gosta de ler contos de fadas e se imaginar na história

“A leitura é capaz de criar estímulos que marcam para sempre uma criança e sua família. Práticas como essas serão sempre fomentadas em Jundiaí, a Cidade da Criança, pois tem um grande potencial transformador na vida de cada uma delas”, diz o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Estudar, ler e aprender não tem idade. Prova disso é a dona Maria Aparecida Machado, de 75 anos. Matriculada no EJA, atualmente ela está cursando o 5° ano e está cada vez mais encantada com tudo o que está estudando. “Eu amo ler. Livro para mim é tudo. Eu viajo, aprendo e quero ler cada dia mais”, explica.

Maria Aparecida Machado diz estar encantada com os estudos e com a oportunidade de ler livros

“Nos momentos de leitura vivenciados pelos meninos e meninas da rede municipal de ensino, habilidades como destreza, criatividade, ampliação do repertório oral são despertados e promovem ainda os alinhavos com os conteúdos do currículo jundiaiense”, afirma a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Diálogos Embalados Personalizados
Além do “Projeto Contém Sonhos”, foi feito também o lançamento do projeto Diálogos Embalados Personalizados. Este projeto consiste em uma assinatura anual de um clube de livros destinados à formação dos educadores e à composição do acervo da biblioteca do educador das escolas da rede.

Todos os bimestres, os gestores de cada escola terão encontros para debater a obra com os autores dos livros, para discutir as percepções e indagações causadas pela leitura. O investimento foi de R$ 42 mil.

Crianças ficaram encantadas com os primeiros livros recebidos pelo projeto Contém Sonhos

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/18/contem-sonhos-projeto-fomenta-a-leitura-de-estudantes-da-rede-municipal-de-ensino/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original