Fórum de Aprendizagem tem foco no aumento da inclusão formal

Publicada em 19/10/2022 às 11:54

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou na manhã desta terça-feira (18) o quarto encontro do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí, no auditório do Ciesp. Retomado este ano, o fórum tem por objetivo a aplicação da lei como instrumento social de inclusão por meio da aprendizagem formal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, evitando o trabalho informal e oportunizando a formação e a contratação por empresas parceiras.

“Diante da triste realidade da volta do trabalho infantil no País, a proposta do fórum é a inclusão protegida destes adolescentes e jovens no mundo do trabalho, articulando a sua formação profissional. O fórum já foi uma experiência exitosa no Município e queremos retomá-la, com o apoio de parceiros e nós da UGADS garantimos o acompanhamento e suporte dos participantes, por meio da nossa Divisão de Inclusão produtiva e Qualificação Profissional”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Participaram do encontro integrantes dos setores público e empresarial, representantes de organizações da sociedade civil (OSC), trabalhadores do setor de garantia de direitos (como conselheiros tutelares) e servidores de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP).

Este é o quarto encontro realizado com parceiros para articular a retomada do Fórum

“Nos demais encontros abordamos o resgate histórico do Fórum em Jundiaí, discutimos junto com as entidades capacitadoras como elaborar estratégias para sensibilização do empresariado e abordamos as novas realidades, como a ampliação da carga horária do ensino regular para conciliar com as jornadas nas empresas. Hoje iniciamos uma fala mais concreta de planejamento das metas a serem alcançadas e a retomada efetiva da iniciativa”, completou Maria.

O encontro contou ainda com uma sequência de palestras temáticas. Marlene André (do Senac Jundiaí e representando as instituições profissionalizantes do Sistema S) e Lidiane Silva (coordenadora da Associação de Educação do Homem do Amanhã) abordaram os impactos da ampliação da carga horária do ensino regular nas contratações. Já a supervisora de ensino Elaine Damaris Baria (Diretoria de Ensino) abordou a formação técnica e profissional na nova grade curricular do Ensino Médio.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Trabalho Ronaldo Lira abordou o olhar do MPT para o cumprimento da Lei de Aprendizagem Profissional. A promotora da Infância e Juventude de Jundiaí, Ana Beatriz Vieira, fez uma apresentação sobre o perfil do público prioritário da iniciativa, com foco na sensibilização das empresas para a consciência da formação dos adolescentes e jovens participantes. E, concluindo, a juíza do trabalho do Juizado Especial da Infância e da Adolescência (JEIA) de Campinas, Taísa Mendes, apresentou aspectos legais da iniciativa e a importância da aprendizagem como garantidora da inclusão de forma protegida.

Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, nos números 4589-6771/6772/6789.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/19/forum-de-aprendizagem-objetiva-aumento-da-inclusao-formal-de-adolescentes-e-jovens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original