‘Live da Cultura’ desta quarta (19) tem novas propostas da Lei Aldir Blanc

Publicada em 19/10/2022 às 08:15

De volta esta semana após o feriado do dia da Padroeira do Brasil, a “Live: Espaço Cultura” desta quarta-feira (19) traz, além das informações, orientações e instruções para os artistas da cidade, mais seis propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021.

Sempre às 16h, o encontro on-line é transmitido ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e conta com a mediação do diretor de Cultura, João Carlos De Luca. Desta vez, as linguagens artísticas dos trabalhos que serão exibidos serão Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Patrimônio Histórico e Cultural. Após a transmissão, o conteúdo segue disponível para os espectadores interessados.

A abertura das apresentações ficará por conta da proposta de Artes Visuais “Fepasacraft”, em que Felipe Rizzi traz uma vídeo-arte de apresentação da construção do Complexo Fepasa (atual Espaço Expressa) dentro do Minecraft, jogo eletrônico que permite que o jogador edite o terreno ao adicionar ou retirar blocos cúbicos, propondo reflexões sobre a relação real-virtual, rememoração e espaço urbano.

Na sequência, é a vez de a DJ Maravilha (Isadora Reis) apresentar “EP Visual – Parem as Máquinas”, proposta audiovisual que traz música, vídeo, artes visuais e animação, com quatro músicas inéditas da DJ, acompanhadas de narrativa visual construída com animação em “stop motion” que habitam os desenhos e pinturas da própria artista.

Em seguida, Ellen Karine Prestes apresenta “Maria dos Pacotes”, proposta de dança inspirada nas histórias contadas a respeito de Carlota Edith Barbieri, verdadeiro nome desta figura enigmática que perambulava pelas ruas de Jundiaí pelas décadas de 1970 e 80, ressaltando a relação entre seu corpo e a arquitetura e como, apesar de invisível ao sistema, tornou-se relevante no imaginário da população.

A proposta de Música desta semana traz “Canções dos Montes”, gravação ao vivo de pocket show do João Fernandes, que mostra uma mistura de versatilidade e autenticidade, com a sofisticação da MPB e a diversidade da música brasileira.

Para concluir, a apresentação desta semana traz duas propostas contempladas pelo segmento Patrimônio Histórico e Cultural – Material e Imaterial. A primeira delas é “Barravento e os Ritmos das Tradições”, em que Obá Dandereji (Ubirajara) e Kubanga Uazelê (Iago) apresentam um pouco do universo da tradição sagrada dos tambores que, advinda de diversas regiões da África, ganharam novas formas e manifestações.

E na sequência, Rhanna (Bruna Oliveira) apresenta, em “Forró For All?”, suas pesquisas e descobertas sobre os diversos pontos de intersecção do Forró pelo mundo e a desmistificação de alguns conceitos sobre a origem do gênero no Brasil e desta forma apresentar essas descobertas neste projeto. Tudo isso a partir de uma declaração do músico francês Claude Sicre, que diz ter ouvido no Nordeste a música dos trovadores occitanos com mais de 700 anos de existência.  

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/19/mais-propostas-artisticas-ineditas-dos-editais-da-lei-aldir-blanc-compoem-a-live-da-cultura-desta-quarta-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original