Mundo das Crianças recebe o “III Mexam-se” contra a obesidade infantil
Publicada em 22/10/2022 às 15:37O Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Prefeitura de Jundiaí realizou neste sábado (22), no Mundo das Crianças, o “III Mexam-se”. Com o objetivo de conscientizar para uma vida mais saudável, a ação contou com várias propostas de esportes para cerca de 400 crianças das EMEBs Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia e Professora Janet Ferreira Prado, que integram o programa, e seus familiares.
“Precisamos sempre estar atentos à alimentação dos filhos, evitar frituras e refrigerantes, além de incentivar a atividade física sempre”, comenta Gevásio Rodrigues, pai de Victor Hugo, de 5 anos e Luiza Helena, de 9, alunos da EMEB Aparecido Garcia, na Vila Maringá. “O Mundo das Crianças é um ótimo local para promover tanto a diversão como práticas saudáveis de atividade física”, afirma.
“Já viemos aqui várias vezes com a escola e é sempre muito legal. Gostamos de todos os brinquedos e também de vir aos finais de semana”, comenta a aluna Luiza.
A coordenadora pedagógica da área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, ressalta a importância da atividade que acaba refletindo na qualidade de vida de todos. “A obesidade é uma doença grave, uma pandemia contemporânea e silenciosa, considerada um problema de saúde pública. Essa é mais uma atividade da Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio da área de Educação Física, para incentivar a prática de atividades físicas, especialmente em espaços públicos, lembrando também a importância da alimentação saudável e da mudança de hábitos comportamentais”, ressalta.
Durante a programação foram realizadas diversas atividades como aquecimento, caminhada, futebol e brincadeiras nas quadras de areia.
Programa
Lançado em 2017 pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil reúne profissionais especializados das Unidades de Gestão de Educação; de Esporte e Lazer (UGEL); de Promoção da Saúde (UGPS); da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).
Neste ano, além de realizar avaliação antropométrica (medição de peso e altura) em cerca de 660 alunos de turmas dos quartos e quintos anos das EMEBs participantes, foram apresentados os dados gerais para a comunidade escolar e realizados os encaminhamentos das crianças consideradas sobrepeso e obesas – cerca de 27% do total de avaliados – para acompanhamento médico e pediátrico, e para atividades físicas.
As famílias também são envolvidas, ao longo do ano, em ações de conscientização, com foco na alimentação saudável, na importância da prática de exercícios e nas complicações da obesidade.
“Diante da importância do tema e a urgência de iniciativas em prol da melhor qualidade de vida dos nossos alunos, o Programa Escola Inovadora, dentro do eixo qualidade de ensino, trouxe problemática para dentro da rede municipal de ensino, discutindo com os educadores e os familiares conceitos sobre a obesidade e suas causas, diagnosticando e encaminhando crianças com sobrepeso e incentivando à prática de atividades físicas nos espaços públicos em que as comunidades estão inseridas. É um projeto que contempla três escolas e gradativamente será ampliado para toda a nossa rede”, salienta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original