Mundo das Crianças recebe o “III Mexam-se” contra a obesidade infantil

Publicada em 22/10/2022 às 15:37

O Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Prefeitura de Jundiaí realizou neste sábado (22), no Mundo das Crianças, o “III Mexam-se”. Com o objetivo de conscientizar para uma vida mais saudável, a ação contou com várias propostas de esportes para cerca de 400 crianças das EMEBs Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia e Professora Janet Ferreira Prado, que integram o programa, e seus familiares.

“Precisamos sempre estar atentos à alimentação dos filhos, evitar frituras e refrigerantes, além de incentivar a atividade física sempre”, comenta Gevásio Rodrigues, pai de Victor Hugo, de 5 anos e Luiza Helena, de 9, alunos da EMEB Aparecido Garcia, na Vila Maringá. “O Mundo das Crianças é um ótimo local para promover tanto a diversão como práticas saudáveis de atividade física”, afirma.

“Já viemos aqui várias vezes com a escola e é sempre muito legal. Gostamos de todos os brinquedos e também de vir aos finais de semana”, comenta a aluna Luiza.

Foto de Gevásio com os filhos Luiza e Victor Hugo no Mundo das Crianas
Atividades no Mundo das Crianças reuniram famílias em contra a obesidade infantil

A coordenadora pedagógica da área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, ressalta a importância da atividade que acaba refletindo na qualidade de vida de todos. “A obesidade é uma doença grave, uma pandemia contemporânea e silenciosa, considerada um problema de saúde pública. Essa é mais uma atividade da Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio da área de Educação Física, para incentivar a prática de atividades físicas, especialmente em espaços públicos, lembrando também a importância da alimentação saudável e da mudança de hábitos comportamentais”, ressalta.

Durante a programação foram realizadas diversas atividades como aquecimento, caminhada, futebol e brincadeiras nas quadras de areia.

Programa
Lançado em 2017 pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil reúne profissionais especializados das Unidades de Gestão de Educação; de Esporte e Lazer (UGEL); de Promoção da Saúde (UGPS); da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).

Neste ano, além de realizar avaliação antropométrica (medição de peso e altura) em cerca de 660 alunos de turmas dos quartos e quintos anos das EMEBs participantes, foram apresentados os dados gerais para a comunidade escolar e realizados os encaminhamentos das crianças consideradas sobrepeso e obesas – cerca de 27% do total de avaliados – para acompanhamento médico e pediátrico, e para atividades físicas.

Alunas da rede municipal exibem maçã distribuídas no Mundo das Crianças
Frutas foram distribuídas para as crianças da rede municipal de ensino


As famílias também são envolvidas, ao longo do ano, em ações de conscientização, com foco na alimentação saudável, na importância da prática de exercícios e nas complicações da obesidade.

“Diante da importância do tema e a urgência de iniciativas em prol da melhor qualidade de vida dos nossos alunos, o Programa Escola Inovadora, dentro do eixo qualidade de ensino, trouxe problemática para dentro da rede municipal de ensino, discutindo com os educadores e os familiares conceitos sobre a obesidade e suas causas, diagnosticando e encaminhando crianças com sobrepeso e incentivando à prática de atividades físicas nos espaços públicos em que as comunidades estão inseridas. É um projeto que contempla três escolas e gradativamente será ampliado para toda a nossa rede”, salienta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/22/mundo-das-criancas-recebe-o-iii-mexam-se-contra-a-obesidade-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original