Conferência da Cidade é marcada por emoção na homenagem ao arquiteto Panizza

Publicada em 23/10/2022 às 12:01

A emoção marcou a primeira parte da Conferência da Cidade, realizada neste sábado (22). Após a abertura do evento feita pelo presidente do Conselho Municipal de Política Territorial, arquiteto André Luiz Ferrazzo, falando sobre como podemos tornar Jundiaí uma cidade cada vez melhor, teve início uma homenagem ao arquiteto Antonio Fernandes Panizza, que faleceu este ano.

Participaram da homenagem amigos e companheiros de trabalho: o professor Francisco José Carbonari, o arquiteto Pedro Taddei, o jornalista Fábio Ferraz, o arquiteto Nivaldo Callegari, o arquiteto Marco Antonio Bedin, o engenheiro e Gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, além do arquiteto Alexandre Panizza, filho do homenageado. Muitas virtudes dele foram lembradas pelos presentes, tanto de natureza intelectual, profissional e especialmente humana, mas sua generosidade foi o aspecto mais citado por todos, em diferentes passagens da sua vida.

“O arquiteto Panizza foi um mestre, um amigo e é uma grande inspiração para mim, disse Marco Bedin”, arquiteto da Prefeitura de Jundiaí.

Na segunda etapa da Conferência, a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini, apresentou um panorama das ações de planejamento urbano e dos projetos realizados ao longo dos últimos anos. “É sempre bom e necessário apresentar para a população os trabalhos realizados pelo poder público. Muitos presentes disseram em seguida que não tinham ideia da quantidade de trabalho que produzimos e também da qualidade desses trabalhos”, contou Sylvia.

O engenheiro Sílvio Drezza, representante da Associação dos Engenheiros de Jundiaí foi um deles. “Fiquei impressionado com a apresentação e já pedi para compartilhá-la com os engenheiros da Associação. Todos precisam saber o belo trabalho que vem sendo feito”, afirma.

Gestor Sinésio discursa durante a Conferência da Cidade
Gestor Sinésio discursa durante a Conferência da Cidade

Em seguida, o gestor Sinésio abordou os principais desafios do planejamento contemporâneo e convidou os presentes a se reunir em grupos para discutir alguns temas, motivados por duas questões: Como o poder público pode priorizar suas ações diante das demandas crescentes e dos desafios identificados? Como a sociedade pode contribuir para a construção de uma cidade melhor, de forma independente do poder público?

Após o intervalo para almoço, teve início o processo de eleição dos membros do Conselho Municipal de Política Territorial. Foram 178 inscrições para participar da eleição, tendo participado 49 candidatos e 76 votantes; 53 inscritos não enviaram a documentação solicitada e não participaram da eleição.

Para o presidente do Conselho, André Luiz Ferrazzo, “a eleição dos membros do próximo mandato do Conselho surpreendeu este ano. Representantes de todas as regiões e da sociedade civil organizada disputaram votos dos moradores e praticamente todas as vagas foram preenchidas. Espero que o envolvimento voluntário pelas causas da cidade se prolongue durante os três anos da gestão desta nova formação do Conselho”.

O resultado da eleição será publicado na Imprensa Oficial da próxima semana.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/23/conferencia-da-cidade-e-marcada-por-emocao-na-homenagem-ao-arquiteto-panizza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original