Outubro Rosa: campanha fez a diferença na vida de Rosana

Publicada em 24/10/2022 às 08:00

Foi na campanha do Outubro Rosa de 2021 que a autônoma em mãe de dois filhos, Rosana Palazzo La Torre Santos, de 53 anos, fez a mamografia que possibilitou a detecção do câncer de mama. Neste mês de conscientização sobre a doença, a ação alerta sobre a necessidade de cuidado permanente da saúde por parte das mulheres. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) fez o agendamento de 2.434 mamografias para outubro. A descoberta precoce é o diferencial.

“Eu fui na UBS Retiro e a enfermeira fez o encaminhamento, sendo muito ágil. Nem precisei passar por consulta médica. Após o exame que apontou, fiz a biópsia que comprovou a doença e a cirurgia no Hospital Universitário (HU). Não foi necessário fazer quimioterapia, porque descobri bem no começo. O pontapé foi a mamografia feita no Outubro Rosa de 2021. Esse foi o grande diferencial. Fiz a radioterapia no Hospital São Vicente e agora faço hormonoterapia e sigo bem”, conta.

Rosana alerta sobre a importância da mamografia. Solicitação é fácil em Jundiaí

O câncer de mama é uma doença silenciosa e apresenta vários tipos, sendo que alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e precocemente, tem taxa alta de cura, mais de 90% em cinco anos. Somente em 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a ocorrência de 66 mil novos casos. Em Jundiaí, atualmente, 1.312 mulheres estão em tratamento. O acompanhamento tem duração de cinco anos.

“Infelizmente, no Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e constitui a neoplasia mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Aproveitamos este mês para ressaltar a necessidade de a mulher buscar as consultas, fazer os exames preventivos e manter hábitos saudáveis. Em nossa rede, ofertamos fluxo bem estabelecido para o diagnóstico e o tratamento adequados, sendo a porta de entrada as UBSs, as Novas UBSs e as Clínicas da Família”, informa a gestora adjunta da UGPS, médica Dayane Aparecida Pereira Martins.

Rosana destaca que o médico que a atendeu observou a importância da detecção precoce de seu caso, cujo tumor não era palpável. “Ele mencionou que eu estou entre 3% da população que descobre o câncer de mama no estágio que descobri. O exame não é um dos mais agradáveis, mas é fundamental. Muitas mulheres, infelizmente, não têm o acesso tão fácil à mamografia. Aqui em Jundiaí, nós temos um grande incentivo. Fica aqui o meu alerta para que todas procurem o exame”, enfatizou, agradecendo com um sorriso no rosto o acolhimento e atendimento recebidos. “Também aproveito e agradeço o envolvimento de todos, desde os porteiros, recepcionistas, enfermeiras, todos da UBS Retiro, toda equipe do HU, da Saúde da Mulher e também do Hospital São Vicente, que tiveram e têm um papel muito importante para o meu caso, para a minha vida. ”

Agendamento
A solicitação para a realização de mamografia no Município é simples, sendo feita na Unidade de Atenção Primária, pelo enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer o exame, sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), por meio de agendamento prévio.

Mensalmente, 2,4 mil exames são ofertados na rede municipal de saúde, sem redução desse quantitativo ao longo dos últimos anos. Contudo, por mês, sobram 20% das vagas. Neste ano, até o momento, foram 20.599 mamografias realizadas. Em 2021, foram 22.261.

A Prefeitura de Jundiaí também realiza, para marcar o Outubro Rosa, uma série de atividades temáticas que fazem alusão à importância da prevenção e da adoção de medidas simples como a alimentação adequada, redução de estresse e atividades físicas. Para participar, basta procurar as UBSs, as Novas UBSs e as Clínicas da Família e conhecer o que está disponível gratuitamente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/24/outubro-rosa-campanha-fez-a-diferenca-na-vida-de-rosana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original