Agenda Cultural: Confira as atrações programadas para o final de semana prolongado

Publicada em 28/10/2022 às 08:00

Show gratuito com o Grupo Tiquequê, no Polytheama, dentro da programação do 33º Encontro de Corais de Jundiaí, contação de história na Biblioteca Nelson Foot, oficina de Miniaturas Recicladas na Fábrica Japy e exposições variadas nos equipamentos culturais da cidade são algumas das atrações programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para esse final de semana que será prolongado, por conta do ponto facultativo dias 31 de outubro e 01 de novembro e o feriado de Finados, no dia 02.

O Encontro de Corais que teve diversas apresentações descentralizadas pela cidade, na sua reta final, movimenta o Teatro Polytheama, que terá entrada gratuita, com ingressos disponíveis a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação. Um dos destaques é o show gratuito com o grupo Tiquequê no Polytheama, no sábado (29), às 16h, concerto interativo e especialmente preparado para a criançada.

O Coral Municipal de Jundiaí é uma das atrações do Encontro

A programação completa, das apresentações dos corais particiapantes, workshops e oficinas pode ser encontrada no site do Encontro https://cultura.jundiai.sp.gov.br/encontrodecorais/

Mas tem muito mais acontecendo na cidade. Confira a programação da Agenda Cultural,  em cada equipamento da cidade.

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) (avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro). Informações: 4589-6800

Nesta sexta-feira (28), é o último dia para conferir a exposição “Caos on Canvas” idealizada por Didu Losso, que é também curador junto com Sérgio Scaff, a exposição procura ressignificar o conceito de caos, com a leitura individual de 18 artistas do diálogo entre o crescimento urbano e a preservação da natureza, captado pelo olhar do renomado fotógrafo Lucas Lenci.

No Espaço Expressa últimos dias para conferir a exposição “Caos on Canvas”

Inspirada na teoria do caos, a mostra traz intervenções sobre fotografias impressas em Canvas e sobrepostas sobre pedaços de contêineres, tendo como proposta a escolha de diferentes ambientes expositivos. Um deles foi o jardim da Casa das Rosas, na capital paulista, onde ficou durante o mês de setembro.

A entrada é gratuita e o horário de visitação das 8h à 21h30, e aos sábados, das 8h às 17h. 

No sábado (29), o Expressa recebe os participantes das duas últimas oficinas gratuitas temáticas do Encontro de Corais. Às 10h oficina de Interpretação da canção popular em formação coral, ministrada por Luis Anselmi. E para às 14h está programada a oficina de Música Antiga, com Marco Antônio Cunha.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line e as atividades serão desenvolvidas presencialmente, na Sala dos Relógios do Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760).

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens), entrada gratuita e aberta durante a semana das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 13h.  Domingo (30) e segunda-feira (31) estará fechada. Já nos dias 01 e 02 funcionará das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.

Nesta sexta-feira (28), às 19h, no auditório da BNF acontece mais um encontro do projeto “Clube de Leitura com o Autor”. Na oportunidade, os participantes estarão com o escritor Nando Nogueira autor do livro “Misty Calls – O Chamado das Brumas”.

No sábado (29) na Biblioteca, acontecem duas ações voltadas para os públicos infantil e infanto-juvenil. A primeira marcada para às 9h30, com a professora Tuka Vilhena que prossegue com a Oficina de Escrita Literária, dentro da proposta do projeto “Escrita é Vida” que tem por objetivo capacitar novos escritores, considerando contextos e linguagens especificas do público jovem.

Cia. Giro no Biombo será a atração de sábado (29), na Biblioteca e do domingo (30), na Fábrica Japy

A segunda ação acontece das 11h às 12h30 para a garotada a partir de 8 anos uma contação de história, com a Cia. Giro no Biombo. Na oportunidade, os participantes serão convidados a interagir com a apresentação da história “ Um caldeirão de histórias”, que reunirá brincadeiras e jogos teatrais. São oferecidas 20 vagas gratuitas e o acesso será por ordem de chegada.

No dia 01, terça-feira, a partir das 11h, a garotada de 7 a 12 anos, poderá acompanhar gratuitamente a Oficina do Ponto ao Conto com os atores Luiza Bitencourt e Edvaldo Zanotti. Vamos construir com as crianças fantoches divertidos. Será entregue a cada participante um kit com lãs, linhas, tecidos, para que juntos costurem e criem personagens clássicos como príncipes, princesas, sapos ou monstros. As vagas são limitadas e o acesso será por ordem de chegada.

“Quem tem medo da dona Morte?” com Luiza Bitencourt e Gabriel Pereira, dia 02, na Biblioteca

E no dia 02, quarta-feira, também a partir das 11h, com entrada gratuita e indicação etária livre acontece a contação de história com a atriz Luiza Bitencourt que estará acompanhada do músico Gabriel Pereira. A história escolhida é “Quem tem medo da dona morte”, um espetáculo que celebra a vida e de forma divertida vai mostrando situações em que se tenta fugir da morte.

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens). Mais informações 4521-0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h. Na segunda-feira (31) fechada para limpeza, dias 01 e 02 aberta das 9h às 13h.

No sábado (29), às 10h30, para crianças de 7 a 11 anos, oficina de cenografia em miniaturas recicladas, com a artista plástica, Giovanna Vasconcellos – Gika. A proposta é construir um cenário em miniatura com o uso de material reciclado, em planta baixa.

Na Fábrica das Infâncias Japy a garotada pode participar da oficina de miniaturas com material reciclado

No domingo (30), também às 10h30, a Cia.Giro no Biombo apresenta o espetáculo infantil (crianças de 4 a 10 anos) “ Um Caldeirão de Histórias” que conta a aventura de duas bruxas, Elizabeth e Agnes, muito boas e atrapalhadas, que no meio de um treinamento de bruxaria, encontram fotos de família, que trazem diversas histórias guardadas por gerações. Entre feitiços e leituras, descobrem muitos tesouros, que dão origem a um mundo colorido e diferente de contação de histórias. As bruxas contam com a ajuda de Salem, que acaba mais é atrapalhando, perdendo uma varinha mágica de Agnes. Trazem lendas e clássicos de uma forma diferente, acabando com a reputação de qualquer vilão de livro.

Nos dias 01 e 02 – terça e quarta-feira – a Fábrica das Infâncias Japy estará funcionando das 9h às 13h. As crianças poderão aproveitar o espaço para diversas brincadeiras, bem como o jardim na área externa do equipamento. Lazer e diversão para crianças, seu pais ou cuidadores.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762, Centro). Aberto na sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita. Estará fechado na segunda-feira, dia 31 para manutenção. Reabre ao público na terça e quarta-feira. Mais informações 4521-6259.

Uma exposição inédita “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição pode ser apreciada até o dia 15 de novembro e traz uma viagem em 12 salas por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

No Solar do Barão uma exposição inédito sobre os patrimônios culturais da cidade

O visitante ainda poderá conferir nos porões do Solar, a exposição “ Cenografia do filme “Onde há vida, há esperança”, com produção e direção de Rodrigo Rodrigues, com cenas gravadas em Jundiaí, em homenagem a Santo Cereser  e demais famílias de imigrantes italianos que se instalaram em Jundiaí.  Na exposição, objetos, fotos, documentos e figurinos utilizados pelos atores do filme. A mostra pode ser visitada até 15 de novembro.

Museu Ferroviário (avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

O mais novo espaço cultural da cidade passou por revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu Ferroviário foi reaberto em setembro de 2022, com a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro). Aberta sexta, sábado e domingo das 10h às 17h. Fechada na segunda-feira (31) para manutenção estará aberta nos dias 01 e 02 em seu horário normal. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.

As obras de Emília Santos e Felipe Lima em exposição na Pinacoteca

No local o visitante vai encontrar a exposição inédita “Diálogos Insurgentes”, dos artistas Emília Santos e Felipe Lima, que combinam fragmentos da contemporaneidade, de articulações e reapropriações de códigos, em uma vasta iconografia, que percorre discursos de lugar, espaço, pertencimento, nacionalidade e identidade.

Também na Pinacoteca é possível conferir também as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Mais informações no 4586-2472.

Neste final de semana o teatro recebe no seu palco os corais participante do 33º Encontro de Corais. na sexta-feira (28), as apresentações serão às 20h. Já no sábado (29) e domingo (30), estão previstas apresentações às 16h e às 19h. Um dos destaques é o show gratuito com o grupo Tiquequê no Polytheama, no sábado (29), às 16h, concerto interativo e especialmente preparado para a criançada.

Tiquequê traz show para o palco do Polytheama para a garotada no sábado (29)

Os corais municipais, corpos artísticos ligados à UGC que também têm participado da programação desta edição, voltam a se apresentar nesta última semana.

O núcleo do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças que ensaia no Espaço Expressa se apresenta junto com o Tiquequê no dia 29 e volta a se apresentar no Teatro no domingo (30), às 16h, com a criançada do núcleo do Coral que ensaia no núcleo Retiro. Também ainda no domingo o Coral Municipal (adulto) se apresenta no teatro a partir das 19h.

Coral InfantoJuvenil Cidade das Crianças se apresenta no Encontro de Corais neste sábado (29)

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama –   com entrada gratuita, pode ser visitada nesta sexta-feira (28), das 9h às 12h e das 13h às 17h; no sábado (29) das 10h às 13h. Fechada nos dias 30 e 31 e aberta nos dias 01 e 02, das 9h às 13h.

Na Galeria do Polytheama a exposição do artista Bruno Novaes

“Educação do Caráter” é o nome da exposição de Bruno Novaes, em cartaz no local.  A mostra, que pode ser visitada até o dia 08 de novembro, traz a pesquisa e construção da documentação do artista sobre uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejado selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. 

Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110). Mais informações 4521-6193.

Nesta sexta-feira (28), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana “Ghostbusters Mais Além”. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/28/agenda-cultural-confira-as-atracoes-programadas-para-o-final-de-semana-prolongado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original