Jundiaí sedia encontro regional para tratar do combate ao trabalho infantil

Publicada em 28/10/2022 às 12:19

Jundiaí sediou na manhã dessa quinta-feira (27) a reunião da rede intermunicipal do Programa da Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da qual fazem parte os Municípios que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Além de representantes dos sete Municípios da RMJ, também participaram do encontro no auditório do Parque da Cidade o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), Thiago Bezerra, e equipe, além de representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), da qual Jundiaí faz parte.

Os encontros têm como objetivo dialogar estratégias interventivas para superação do trabalho infantil, de modo integrado, uma vez que existe trânsito de crianças e adolescentes entre os Municípios para a realização da atividade. Eles também têm como objetivo preparar os participantes para o 2º Encontro Estadual do PETI, previsto para dezembro.

“A proposta dos encontros é a construção de um fluxo único de ação caso identificados casos. E a construção intermunicipal se faz necessária, por exemplo, pois em Jundiaí 93% dos casos abordados em situação de trabalho infantil são de crianças dos Municípios do entorno. Neste encontro construímos o fluxo, para que ele seja debatido pelos representantes em suas Prefeituras, para que, na próxima reunião apresentem suas ponderações”, ressaltou o diretor de Proteção Social Especial da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí, Luiz Guilherme Camargo.

Encontros têm como objetivo dialogar estratégias interventivas e preparar os Municípios para o encontro estadual em dezembro

“Também construímos propostas de intervenções únicas em casos de situações críticas, como em situações de abordagens noturnas, se o procedimento de recâmbio para a família de origem deve ser executado na mesma noite ou no dia seguinte, após pernoite em abrigo”, comentou Luiz Guilherme.

Luiz Guilherme fez também um saldo positivo do encontro. “O local foi escolhido intencionalmente, num lugar do Parque que fica muito próximo ao Mundo das Crianças, como forma de dizer que lugar de criança não é trabalhando, mas brincando, aprendendo e se desenvolvendo. E saímos do encontro com um saldo positivo, com um fluxo construído e com elogios do diretor estadual, que disse que o trabalho em rede que temos feito na região de Jundiaí, na construção de estratégias e de diálogo ampliado, tem servido de inspiração da SEDS para todo o Estado”, finalizou.

Também participaram do encontro as equipes técnicas das secretarias municipais de Assistência Social, conselheiros tutelares e profissionais que atuam no PETI.

Mais combate ao trabalho infantil
A UGADS também está articulando, juntamente com outros órgãos do Poder Público, sociedade civil e iniciativa privada, o retorno do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. Por meio de reuniões de sensibilização dos parceiros, a proposta do fórum é a aplicação da lei como instrumento social de inclusão por meio da aprendizagem formal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, evitando o trabalho informal e oportunizando a formação e a contratação por empresas parceiras.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/28/jundiai-sedia-encontro-regional-para-tratar-do-combate-ao-trabalho-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original