Turismo Rural jundiaiense oferece diversas atrações para o feriado

Publicada em 28/10/2022 às 10:00

Na próxima quarta-feira, 2 de novembro, é comemorado o feriado de Finados. E, para aqueles que não irão viajar, Jundiaí está repleta de atrações locais, principalmente ligadas ao turismo rural. Atualmente, a cidade conta com seis Rotas Turísticas: Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e Vinho, que oferecem uma grande variedade de opções de passeios e atendem aos diferentes gostos de pessoas que procuram locais para se divertir, comer, degustar vinhos e cervejas ou curtir a natureza. Em breve Jundiaí também terá a Rota da Cerveja.

A cidade conta com mais de 600 atrativos turísticos entre empresas de alimentação, adegas, museus, parques, fazendas, sítios, entre outros. “As nossas rotas oferecem o contato com a natureza, com as produções de frutas da cidade e uma gama muito grande de opções que atendem a diversos gostos, desde aqueles que procuram por cultura, história, passando por experiências gastronômicas, com harmonização de vinhos, cervejas e vivências em meio à natureza e produção rural”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. 

Foto externa da Adega Marquezim, localizada no bairro do Caxambu
Bairro do Caxambu é um ótimo destino gastronômico para o feriado

A mais diversificada das seis Rotas é a Rota da Uva, que oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza. Na Rota do Vinho os visitantes podem escolher entre as mais de 20 opções de adegas, estabelecimentos e vinícolas com mais de 40 variedades de vinhos, além de espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais. Diferente das demais rotas, a do Vinho não está localizada em uma única região.

Na Rota da Cultura Italiana a culinária é um dos grandes chamarizes. O visitante pode optar por degustar um café da manhã colonial, ou chegar direto para o almoço com pratos típicos italianos. Já a Rota do Castanho garante passeios ao ar livre, degustação de frutas e de vinhos artesanais. Nela é possível conhecer o processo da viticultura, produção do vinho e degustação em adegas.

Vinho sendo servido. Rota do Vinho abrange diversas adegas e vinícolas jundiaienses
Rota do Vinho abrange diversas adegas e vinícolas jundiaienses

Para os amantes da cultura e história, a Rota do Centro Histórico oferece opções gratuitas como visitar a Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Complexo Fepasa, o Teatro Polytheama, descansar ao ar livre no jardim do Solar do Barão, caminhar nos muitos parques espalhados pela cidade ou visitar o Mundo das Crianças.

Para os amantes de paisagens naturais, a Rota da Terra Nova é parada obrigatória. Nela, restaurantes, pesqueiros e mesmo os estabelecimentos que comercializam produtos como conservas , farofas, queijos, vinhos artesanais, doces e derivados suínos oferecem espaços para sentir a grama sob os pés e caminhar em meio à natureza. No caminho, a vista para a bela Serra do Japi é um espetáculo à parte. 

Rota da Terra Nova é a melhor opção pra quem busca o contato com a natureza
Rota da Terra Nova é a melhor opção pra quem busca o contato com a natureza

Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site e seguir os perfis no Instagram @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial  @rotadovinhojundiai

Foto da área externa do Museu Solar do Barão, que oferece atrações históricas na Região Central
Museu Solar do Barão oferece atrações históricas na Região Central

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/28/turismo-rural-jundiaiense-oferece-diversas-atracoes-para-o-feriado/