Espaço Expressa recebe feira gastronômica e promove debate sobre o futuro da comida

Publicada em 31/10/2022 às 15:39

O Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) recebe no próximo sábado (05) e domingo (06), das 11h às 19h, uma feira gastronômica com as participações de produtores locais e chefs de cozinha renomados, além de uma programação cultural gratuita. Com cinco eixos de ocupação iniciados pela letra C – Criança, Cultura, Cidade, Comida e Convivência – a programação desta vez tem foco na Comida e promete repetir o sucesso de público da última edição, realizada em setembro e com destaque para o C de Criança.

“Somada aos investimentos e intervenções que a Prefeitura tem realizado no Espaço Expressa, esta programação vem para ressignificar na cabeça das pessoas a nova vocação que queremos dar para o local, como um espaço de Cultura, humanidades e futuros. Por isso, juntamente com a feira gastronômicas, propomos a reflexão sobre a comida e seu futuro, celebrando as tradições rurais, a valorização da atividade local e a importância da proximidade entre os chefs de cozinha e os produtores locais, algo que já é tendência no mundo todo”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Proposta da programação é discutir o futuro da comida e da alimentação

A feira gastronômica terá as delícias de atrações convidadas e permissionários das feiras e varejões vinculadas à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo. Quem for ao Espaço Expressa poderá comprar e saborear pizzas, focaccias e torradas de fermentação natural, com geleias, queijos e embutidos produzidos em Jundiaí; hambúrgueres e cervejas tradicionais; doces feitos com ingredientes e preparos caipiras; além, claro, das tradicionais coxinhas de queijo e do frango frito com polenta. Também estarão disponíveis à venda frutas da estação, verduras, cogumelos, mel, queijos frescos e curados, embutidos e conservas,

Diversos artistas do programa municipal Jundiaí feito à Mão também irão participar da programação da feira, levando o melhor do artesanato local.

Já o diálogo entre os produtores locais e os renomados chefs de cozinha está marcado para o domingo (06), às 15h, com foco no futuro da gastronomia, celebração do rural e resgate dos saberes caipiras e tradicionais. Participam do encontro: o chef Marcelo Bastos (dos restaurantes Jiquitaia, Vista e Lobozó), que é um dos autores do livro “A Culinária Caipira da Paulistânia”; o chef Jaderson Coimbra (Olive Gastronomia) e o queijeiro e produtor Érico Kolya (Pé do Morro-Japi), ambos articuladores do grupo Da Roça, de aproximação entre os produtores e os restaurantes; e o confeiteiro Lucas Corazza, pesquisador e jurado do programa “Que seja Doce”, da GNT.

A mediação do debate ficará por conta de Marcelo Peroni e de Maurício Schuartz, que é produtor gastronômico e apresentador do programa “Chefs na Rua”, no canal Travel Box Brasil.

 Programação cultural
A UGC também preparou para os dois dias uma programação com música, teatro e intervenções artísticas. No sábado (05), a Sala Jundiaí de espetáculos recebe, às 11h, o show da Banda Studio 54 e, às 15h, o show da Banda UTI. Também às 15h, a área parque central terá o Cortejo da Cia. Tramp de Palhaços.

Já no domingo (06), o grupo Loa Terra propõe as oficinas “De onde vêm os alimentos”, das 10h às 16h, e “Viva o ciclo vivo”, das 11h às 15h. Às 14h, a Cia. Tramp de Palhaços reapresenta o seu Cortejo. E às 17h, o cantor e compositor Helio Ziskind faz um show com sua banda na Sala Jundiaí para encerrar a programação.

Das 10h às 16h, em ambos os dias, a criançada poderá se divertir também com a instalação “Parque de Bambus”, na área parque central.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, e conta com estacionamento gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-6800.

A Cia. Tramp de Palhaços apresenta o seu Cortejo nos dois dias de programação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/31/espaco-expressa-recebe-feira-gastronomica-e-promove-debate-sobre-o-futuro-da-comida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original