Alunos da EMEB Pref. Vasco Venchiarutti fizeram o primeiro RG por meio do Projeto Identidade

Publicada em 01/11/2022 às 14:16

Os alunos do grupo 4 da EMEB Pref. Vasco Antônio Venchiarutti passaram pela experiência de retirar o primeiro RG por meio do Projeto Identidade, desenvolvido pelas professoras, coordenadoras e diretora da escola. A ida até a sede do Poupatempo foi acompanhada de muita alegria e animação dos pequenos.

Na imagem contem três crianças observando seu colega no momento da coleta de digitais, um dos passos para a retirada do RG
Aluno colhendo as digitais, um dos passos para a retirada do RG.

A iniciativa do projeto surgiu na reunião de professores, com o objetivo de possibilitar para os alunos a construção da sua autonomia, por meio de brincadeiras, interações socioculturais, da vivência de diferentes situações. A independência e autoconfiança também são bastante trabalhadas, ensinando a inclusão dentro de diferentes grupos sociais. 

A ida até o poupatempo entra no viés da cidadania que o projeto traz. Ao construir a sua identidade, a criança compreende que é única, porém faz parte de um grupo, onde é necessário ter respeito, compreensão, solidariedade entre outras questões.

Ao todo foram 10 alunos que participaram do mutirão e tiraram o seu primeiro RG, todos já sabem assinar o primeiro nome e terão o seu primeiro documento assinado. “Eu vim fazer o meu documento. Achei muito legal e assinei meu nome várias vezes na telinha que a moça pediu” explicou Maicon Torres, aluno do G4. 

Na imagem contem uma criança com o dedinho no coletor de digitais para retirar seu rg, a mãe da criança ao lado dela, e a atendente do poupatempo.
Maicon Torres fazendo a leitura da sua digital

 Os responsáveis dos pequenos também estiveram presentes, apoiaram e elogiaram a iniciativa da escola. “Acho muito importante este projeto que mostra desde cedo a importância de ter um documento de identidade e se incluir na sociedade, uma coisa nova que eles adoraram. Um conjunto de fatores que faz muito bem para o crescimento deles”, comenta Lilian Torres, mãe do Maicon. 

Na imagem contem um menininho sentado com sua mãe do lado passando informaçoes de como assinar seu nome na retirada do RG
Maicon Torres, de 5 anos com sua mãe Lilian Torres.

“A ideia era levar o poupatempo móvel até a escola, mas a ida até ele seria mais divertida para as crianças, e assim realizamos essa visita, com a finalidade de mostrar uma nova experiência social e incluir as nossas crianças na sociedade por meio da retirada do RG”, explica a diretora da escola, Selma de Oliveira.

A atividade vai muito além da ida até o poupatempo, diariamente os pequenos participam de atividades na escola sobre cidadania, tema abordado no Projeto Identidade.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/01/alunos-da-emeb-pref-vasco-venchiarutti-fizeram-o-primeiro-rg-por-meio-do-projeto-identidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original