Mundo das Crianças recebe a pré-exposição Zoo Urbano

Publicada em 01/11/2022 às 09:00

A partir do próximo dia 8, o Mundo das Crianças recebe uma pré-exposição que vai apresentar ao público a mostra itinerante de artes Zoo Urbano, com esculturas de animais gigantes construídos a partir de material reciclado, e que será inaugurada no parque no dia 3 de dezembro.

O objetivo é apresentar os processos artísticos, a concepção das obras que serão expostas, maquetes e, também, proporcionar brincadeiras de colorir a todos os visitantes que passarem pela Casa da Árvore até o final de novembro.

“O Zoo Urbano atua na consciência coletiva e no engajamento dos indivíduos, comunidades, empresas e artistas. São obras de arte gigantes em formato de animais feitas com materiais reciclados realizadas por artistas plásticos brasileiros”, comenta o curador da exposição, Roberto Parisi. “As obras geram, além de diversão, um grande impacto aos visitantes. E por serem feitas com materiais reciclados proporcionam reflexões quanto a transformar o lixo em obra de arte. É transformar o plástico em plástica”, ressalta.

Conscientização

Na exposição, que será aberta em dezembro e segue em cartaz até março de 2023, 10 animais gigantes serão construídos pelo Mundo. As instalações artísticas são interativas, como o Gato Salem, inspirado no sarcástico personagem do seriado Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. Para construir a escultura do gato, serão necessários 116 quilômetros de fitas VHS.

Cada artista assina uma obra diferente e transmite, através dela, mensagens de preservação da natureza, alertas quanto à degradação do meio ambiente e convites à reflexões. É o caso da anta, criada para abordar o perigo de ingerir bebida alcóolica antes de dirigir.  

Todas as esculturas serão feitas de materiais reciclados, muitos deles interceptados do lixo e ressignificados pelos artistas brasileiros Bel Borba (pássaro), Betto Damasceno (anta), Sueli Parisi (gato), Subtu (macaco), Renê Muniz (peixe), Rita Caruzzo (beija-flor), Fernando Berg (capivara), Jota.C (teiú) e Fábio Souza (onça parda e arara).

Para o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, as obras farão muito sucesso entre os visitantes. “Ter uma exposição desse porte no Mundo das Crianças só confirma que a proposta desenvolvida por Jundiaí está cada vez mais consolidada e chamando a atenção de todo o País”, destaca. “Serão mais 10 atrações que se juntam a tantas outras que temos pelo parque”, complementa.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Foto: DAE Jundiaí

A arara é uma das esculturas que farão parte do Zoo Urbano, a partir de dezembro

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/01/mundo-das-criancas-recebe-a-pre-exposicao-zoo-urbano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original