EMEB Adelino define representantes para o 1º Torneio Mente Inovadora

Publicada em 03/11/2022 às 08:00

A EMEB Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas, já conhece os dois alunos que representarão a escola no 1º Torneio Mente Inovadora, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora. O campeonato de jogos de raciocínio lógico matemático será no dia 19 de novembro, no Complexo Argos, com a participação de 96 alunos dos quartos e quintos anos de 48 escolas municipais.

Nicolas Henrique Vieira da Silva, 9 anos, e Lucas Vinicius Argento, de 11 anos, levaram a medalha de ouro no interclasses, que reuniu cerca de 280 crianças. “Foi muito emocionante chegar na final e ser premiado. Todos começaram a falar parabéns e eu fiquei muito feliz. Agora é treinar para ganhar na Argos também”, conta Lucas, representante do quinto ano.

Nicolas e Lucas se preparam para ganhar também no Complexo Argos

“Do primeiro ao último jogo foi difícil. Eu estava confiante e usei estratégias como o método de tentativas e erros. Foi um campeonato muito bacana”, completou Nicolas, campeão do quarto ano.

A coordenadora pedagógica Vânia Santana Brito ressalta que todos se envolveram. O campeonato contou até com alunos-juízes. A escola premiou os participantes com medalhas e jogos e até um pódio foi montado.  “Do início ao fim, o envolvimento foi grande. A cada rodada, verificamos o aumento no nível de concentração e da inteligência múltipla. Na final, a solidariedade foi o destaque. Eles se uniam para abraçar também quem havia sido derrotado”, ressalta Vânia.

“Os frutos dessa iniciativa já começamos a colher na rotina. Os alunos estão fazendo a transcendência das habilidades adquiridas com os jogos para resoluções de problemas de matemática, nos planejamentos, por exemplo”, acrescenta a coordenadora da EMEB.   

Torneio
Inédito em Jundiaí, o torneio terá a parceria da TVTEC e das Unidades de Gestão de Cultura; Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Mobilidade e Transporte; Promoção da Saúde; e Segurança Municipal. O objetivo é promover uma competição de maneira saudável entre os alunos da rede municipal de ensino, além de celebrar, junto com os educadores e os familiares, o que os Jogos do Mente Inovadora trouxeram de conhecimento para os estudantes.

O primeiro lugar ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

O Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais – é desenvolvido pelo Programa Escola Inovadora, tanto na Educação Infantil II como no Ensino Fundamental, e estimula os estudantes a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. As crianças recebem dois diferentes materiais, para uso em sala de aula e para atividades em casa, no ambiente familiar.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/03/emeb-adelino-define-representantes-para-o-1o-torneio-mente-inovadora/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original