Visitantes de Serra Negra conhecem as Rotas Turísticas de Jundiaí

Publicada em 04/11/2022 às 11:15

Em mais uma ação do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) para promover o turismo local, em especial as rotas turísticas jundiaienses, visitantes da cidade de Serra Negra estiveram em Jundiaí, na semana passada, para uma visita técnica, com foco em conhecer alguns dos empreendimentos locais, objetivando ter contato com o processo de desenvolvimento do turismo rural em Jundiaí. Os empreendimentos visitados foram a Adega Oliveira, no bairro Champirra, a fábrica artesanal de massas TrE Sorelle, o restaurante Travitália para o almoço e a Vinícola Castanho na parte da tarde.

Entre os visitantes, estavam membros do Conselho de Turismo (COMTUR) e empreendedores da Rota Turística do Café, de Serra Negra, além de representantes do SEBRAE e da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Serra Negra. A primeira parada foi para degustação de vinhos da Uva Niágara na Adega Oliveira. “Esta propriedade está com a família do meu marido Ivan desde 1922 e nós inauguramos a adega em 2007. No começo, a produção era de apenas 100 litros por vez, e fomos crescendo aos poucos, até chegar na marca dos 5 mil litros por ano”, comenta a proprietária Miriam de Oliveira, que é Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Jundiaí.

Miriam serve vinhos da Adega Oliveira para visitantes de Serra Negra
Miriam serve vinhos da Adega Oliveira para visitantes de Serra Negra

Um dos visitantes foi o empresário Evandro Luís Silva, proprietário de um empreendimento que faz parte da Rota do Café de Serra Negra. “Conhecia as rotas jundiaienses apenas profissionalmente, e hoje é a primeira vez como turista. Temos lutado para que a nossa cidade tenha um turismo forte e com certeza levaremos muitas ideias inspiradas no turismo rural de Jundiaí. Nosso forte é a agricultura familiar, em pequenos estabelecimentos, além da gastronomia, os alambiques e o turismo ecológico em trilhas e cachoeiras”, relata.

“Sempre iremos valorizar a Uva Niágara, que nasceu aqui, e toda a sua história e identidade. A ideia de evento de hoje foi que os turistas conhecessem realmente quem são nossos produtores e como a nossa uva se desdobra em diversos outros produtos, e não apenas o vinho, e esses são os alavancadores do turismo rural. Nosso trabalho é de conscientização, divulgação dos empreendimentos e muita perseverança para alavancar o nosso turismo local”, comenta a diretora de turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

A cidade conta com seis Rotas Turísticas, que oferecem diversas opções para os visitantes, são elas: Rota do Castanho, do Centro Histórico, da Cultura Italiana, da Terra Nova, da Uva e do Vinho. Para conhecer um pouco mais sobre os destinos turísticos, o visitante pode acessar o site das Rotas.

Marcela Moro fala um pouco sobre o turismo de Jundiaí para os visitantes

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/04/visitantes-de-serra-negra-conhecem-as-rotas-turisticas-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original