Crianças de EMEBs participam de atividades da Special Olympics

Publicada em 05/11/2022 às 12:00

Alunos das escolas municipais Rotary Club e Professor Flávio D’Angieri participaram na sexta-feira (4) do Atletas Jovens e do Atletas Saudáveis, programas integrantes do Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil. Jundiaí é sede do evento, organizado pela Special Olympics, e, desde quinta-feira (3), recebe mais de 400 participantes de todo o País, entre comissões técnicas e atletas que competem em nove modalidades.

Cerca de 200 crianças das EMEBs chegaram ao Centro Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, caminhando, a partir do programa Voa Pé, iniciativa da Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com as unidades de Esporte e Lazer (UGEL), Cultura (UGC), Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), que visa a utilização de espaços públicos, anexos ou próximos das escolas, propõe novos desafios e aprendizagens junto à natureza e traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento da escola.

Na sequência, participaram de atividades esportivas e também passaram por avaliações médicas, incluindo testes de audição, aferição de pressão arterial, avaliação plantar, exames odontológicos e oftalmológicos entre outros tantos.

Os alunos foram integrados em atividades esportivas

“Na rede municipal de ensino, trabalhamos a inclusão e o esporte unificado. Esse é um importante evento com competições de qualidade e que traz muita aprendizagem para nossos alunos, mostrando que uma sociedade melhor se faz a partir da inclusão de todos. Além disso, a partir da bateria de exames gratuitos ofertada aos estudantes, as que tiveram algum apontamento já serão encaminhadas para a rede de saúde”, ressaltou a coordenadora pedagógica da área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, acompanhada da também coordenadora da área, Fanny Hadad.

A diretora nacional de esportes da Olimpíadas Especiais Brasil, Teresa Leitão, também destacou a importância da integração dos alunos da rede municipal de ensino ao evento. “É sem dúvidas uma grande troca. Pessoas com e sem deficiências se integram e promovemos o esporte unificado. Os especialistas, muitos estudantes de universidades, de forma voluntária, ainda ofertam atendimento e exames para a comunidade, o que é importante para a promoção da saúde ”, observou.

As crianças realizaram uma bateria de exames com especialistas

A Special Olympics surgiu em 1968, quando Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente americano John F. Kennedy, deu início aos primeiros jogos internacionais das Olimpíadas Especiais em Soldiers Field, nos Estados Unidos. O evento permite o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual em diversas modalidades olímpicas.

As turmas foram caminhando até o Bolão, a partir do programa Voa Pé

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/05/criancas-de-emebs-participam-de-atividades-da-special-olympics/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original