Feira no Espaço Expressa une crianças e famílias com cultura e gastronomia

Publicada em 05/11/2022 às 18:32

Com uma programação recheada com o que há de mais convidativo para um fim de semana, a Feira Gastronômica do Espaço Expressa teve neste sábado atrações para a família toda e prossegue neste domingo (06), das 11h às 19h, com opções gastronômicas, inclusive para consumo no local, além de shows e apresentações culturais gratuitas.

“Sinalizando que no Expressa temos cinco eixos que começam com a letra C: Criança, Cultura, Cidade e Cidadania, Comida e Convivência, é importante destacar que a gastronomia é um pilar cultural, inserida na concepção geral desse espaço, já com a visão de futuro e alinhamento desses eixos. A feira vem para fomentar a cadeia de produção local, estimulando a criação de vínculos entre o produtor e o comprador direto”, ressalta William Paixão, diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Variedades gastronômicas e atrações culturais estão entre os atrativos da Feira

Entre as opções estão os produtos dos permissionários das feiras e varejões municipais, vinculados à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), como a tradicional coxinha de queijo (patrimônio imaterial de Jundiaí) e outros sabores, do Kiosque da Roseira, atual campeã no concurso de melhor Coxinha de queijo de Jundiaí. Outros destaques são o frango com polenta, hambúrgueres e cervejas artesanais, da Open Tap Craft Beer, sanduíches de linguiça e de pernil, além de pastéis, crepes, churros e caldo de cana, em barracas e foodtrucks.

As delícias podem ser consumidas no local, mas a variedade vai longe, com itens como frutas da estação, verduras, legumes, tomate grape, queijos, embutidos, mel, granola, cogumelos, quibe, hambúrgueres, conservas e geleias. Artistas e artesãos do programa municipal Jundiaí feito à Mão também marcam presença, com a exposição e venda de artesanato em geral.

Edmar Pilon, representante da Feira do Produtor Rural, relata com orgulho a experiência dos últimos anos na produção de hortaliças, especialmente de tomate grape, produto em destaque na sua barraca. “Minha vida toda trabalhei na agricultura e vejo atualmente, com a participação em feiras como essa, uma forma de destacar o produto e incentivar a mudança no consumo. Um exemplo é que atualmente as mães estão comprando esse tomate para o lanche dos filhos, na merenda escolar”, revela.

Na tarde deste sábado, o público prestigiou os shows musicais da Banda Studio 54 e da Banda UTI, ambos na Sala Jundiaí de espetáculos, onde também, no final da tarde, alunos das Emeb Antônio de Pádua Giaretta, Glória Rocha Genovese e Marcos Gasparian apresentaram o projeto “Tem Dança na Escola”.

Naira Mattos Silva prestigiou a feira junto com o marido e o filho de 2 anos. “Provamos várias especialidades e vamos voltar amanhã. O local é agradável e acessível”. Bruna Pivaro aproveitou o gramado com os filhos Pedro, 9 anos, e Sofia, 5, que brincaram e conheceram os detalhes do entorno. “Estamos aproveitando cada detalhe”, disse a mãe.

“É gratificante ver um espaço assim, que reúne arte, diversão e contato com a natureza, perfeito para as crianças”, complementou a amiga Mônica Galdino.

Naira e a família aproveitaram o sábado e voltarão neste domingo
Pedro e Sofia curtiram cada detalhe da feira, principalmente as brincadeiras ao ar livre

Delícias e variedades

Além de levar para casa, também é possível saborear no local as delícias dos chefs renomados que participarão de um debate neste domingo (06), às 15h. Entre as delícias estão pizzas e focaccia com fermentação natural, do chef Jaderson Coimbra.

E mais: doces com ingredientes e preparos ítalo-caipiras, como torta brûlée de fubá cremoso com goiabada e bolo de chocolate, doce de abóbora, ganache e especiarias, do chef Lucas Corazza, além de lanches, geleias, queijos e embutidos produzidos em Jundiaí, tortano de calabresa, cookies, pães de fermentação natural e outros quitutes, da Padoca Ruggieri.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além da entrada e atrações culturais, o visitante conta também com estacionamento gratuito no local. Mais informações pelo telefone (11) 4589-6800.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/05/feira-no-espaco-expressa-une-criancas-e-familias-com-cultura-e-gastronomia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original