Festival Integrativo de Xadrez reúne alunos das EMEBs Ivo e Giaretta
Publicada em 07/11/2022 às 08:30Alunos da EMEB Ivo de Bona, do Almerinda Chaves, receberam sexta-feira (4) estudantes da EMEB Antônio de Pádua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes, para o Festival Integrativo de Xadrez entre as duas escolas. Ao todo, 21 duplas colocaram em prática o que aprenderam nas aulas de Educação Física e mais, mostraram o que o jogo desenvolve: habilidade, autonomia, autoconfiança e concentração.
Alexia Martine Tavares, da Giaretta, não escondia a alegria após percorrer cerca de 20,5 quilômetros para a competição. “Aprendi neste ano e gostei muito. É um esporte muito diferente e estou jogando também em casa. Adorei vir para outra escola para participar de um festival”, destacou.
“Estávamos aguardando muito esse dia. Além de poder mostrar minhas estratégias, está sendo muito bom conhecer alunos de outra escola e jogarmos juntos em nossa quadra”, completou o anfitrião Ryan Lucas da Silva.
Frente à atividade estiveram os professores de Educação Física Karina de Campos e Rafael Dias Mâncio, que desenvolveram projetos com o xadrez com as classes de quintos anos. “Trabalhamos nas aulas, por ser um esporte que oportuniza reflexão ao levar a criança a pensar o que a fez ganhar ou perder, ensina regras e potencializa habilidades. A partir de uma formação, resolvemos promover esse festival e integrar escolas de regiões diferentes”, destacou Karina.
“O xadrez é um jogo que traz muito desenvolvimento, se relacionando também com disciplinas como matemática, história, artes e geografia. Neste festival, eles estão podendo vivenciar o que aprenderam, o que é motivador para eles. O resultado está sendo muito bom, o que comprovamos pelo silêncio, pela alegria e pela concentração durante as partidas”, acrescentou Mâncio.
A interação entre as escolas, juntamente com a prática de iniciativas que ofertem educação de boa qualidade, desenvolvendo aprendizagens e desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, são incentivadas pelo programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Educação.
“Essas iniciativas são exemplo de que nossos professores estão sempre em busca do melhor para os nossos meninos e meninas da rede municipal de ensino. Nossas crianças têm muita potência e é importante serem incentivadas a vivenciarem o que aprendem”, enfatiza a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.
Todos os participantes receberam certificados. O primeiro e o segundo foram presenteados com um jogo de xadrez e com medalhas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original