Festival Integrativo de Xadrez reúne alunos das EMEBs Ivo e Giaretta

Publicada em 07/11/2022 às 08:30

Alunos da EMEB Ivo de Bona, do Almerinda Chaves, receberam sexta-feira (4) estudantes da EMEB Antônio de Pádua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes, para o Festival Integrativo de Xadrez entre as duas escolas. Ao todo, 21 duplas colocaram em prática o que aprenderam nas aulas de Educação Física e mais, mostraram o que o jogo desenvolve: habilidade, autonomia, autoconfiança e concentração.

Alexia Martine Tavares, da Giaretta, não escondia a alegria após percorrer cerca de 20,5 quilômetros para a competição. “Aprendi neste ano e gostei muito. É um esporte muito diferente e estou jogando também em casa. Adorei vir para outra escola para participar de um festival”, destacou.

As duplas, formadas por alunos dos quintos anos, mostraram o que aprenderam

“Estávamos aguardando muito esse dia. Além de poder mostrar minhas estratégias, está sendo muito bom conhecer alunos de outra escola e jogarmos juntos em nossa quadra”, completou o anfitrião Ryan Lucas da Silva.


Frente à atividade estiveram os professores de Educação Física Karina de Campos e Rafael Dias Mâncio, que desenvolveram projetos com o xadrez com as classes de quintos anos. “Trabalhamos nas aulas, por ser um esporte que oportuniza reflexão ao levar a criança a pensar o que a fez ganhar ou perder, ensina regras e potencializa habilidades. A partir de uma formação, resolvemos promover esse festival e integrar escolas de regiões diferentes”, destacou Karina.

Alexia aprovou a oportunidade de jogar com crianças de outra escola da rede municipal

“O xadrez é um jogo que traz muito desenvolvimento, se relacionando também com disciplinas como matemática, história, artes e geografia. Neste festival, eles estão podendo vivenciar o que aprenderam, o que é motivador para eles. O resultado está sendo muito bom, o que comprovamos pelo silêncio, pela alegria e pela concentração durante as partidas”, acrescentou Mâncio.

A interação entre as escolas, juntamente com a prática de iniciativas que ofertem educação de boa qualidade, desenvolvendo aprendizagens e desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, são incentivadas pelo programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Educação.

“Essas iniciativas são exemplo de que nossos professores estão sempre em busca do melhor para os nossos meninos e meninas da rede municipal de ensino. Nossas crianças têm muita potência e é importante serem incentivadas a vivenciarem o que aprendem”, enfatiza a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.

Todos os participantes receberam certificados. O primeiro e o segundo foram presenteados com um jogo de xadrez e com medalhas.

Concentração e alegria marcaram a competição

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/07/festival-integrativo-de-xadrez-reune-alunos-das-emebs-ivo-e-giaretta/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original