Novas câmeras de segurança monitoram parques, em tempo real, 24h por dia

Publicada em 07/11/2022 às 18:18

A visita aos parques públicos de Jundiaí, agora, conta com segurança reforçada. O prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, nesta segunda-feira (7), no Jardim Botânico, um novo sistema de monitoramento implantado nos parques públicos e que será estendido a ecopontos e praças Família&Pets. A iniciativa integra o Programa Cidade Inteligente, focado em levar inovações tecnológicas para melhorar a qualidade do serviço prestado às pessoas.

“A segurança pública é um tema prioritário em Jundiaí. A instalação do novo sistema de monitoramento nos parques vai ao encontro da nossa proposta de ser uma Cidade Inteligente e que oferece condições para a população ocupar os parques com mais tranquilidade. Oferecer mais segurança nesses locais reforça o senso de pertencimento da população à cidade ”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Sistema de câmeras foi apresentado ao Prefeito Luiz Fernando e demais gestores

Com o investimento, os espaços são monitorados por 150 câmeras 24h por dia. Compõem ainda o sistema de monitoramento sensores de presença, alarmes e pessoas especializadas encarregadas por realizar vistorias e rondas motorizadas em veículos georreferenciados e elétricos.
As imagens captadas pelas câmeras chegam em tempo real a uma sala de monitoramento localizada no Geresol e, se necessário, a Guarda Municipal e a Polícia Militar serão rapidamente acionadas. Além disso, todos os gestores terão acesso às informações por meio de um aplicativo.

“Jundiaí é uma cidade que investe cada vez mais em tecnologia para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. Não por acaso somos a sexta cidade no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas, considerando os municípios entre 100 e 500 mil habitantes. Os investimentos que estão sendo feitos, inclusive neste novo sistema, refletem exatamente isso”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“Essa é mais uma importante ação que, somada com os investimentos já feitos, contribui com a segurança municipal e trazer tranquilidade à população”, opina a Gestora de Segurança Municipal, Carla Basson.

Monitoramento conta com rondas motorizadas em veículos georreferenciados e elétricos

Atualmente, o Jardim Botânico e o Parque Tulipas já possuem o sistema instalado. Outros espaços que receberão a tecnologia são os parques do Engordadouro, Morada das Vinhas, Corrupira, Eloy Chaves, Roberto Oda, Jardim do Lago, Santa Gertrudes, Cerrado, Linear Fazenda e UNIDAM, além das Praças Família&Pets da avenida Nove de Julho e Ponte São João, e a Área de Lazer Parque Centenário.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Gustavo Martinelli, os gestores Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Gustavo Maryssael (Casa Civil), além do Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, o diretor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Márcio Moraes, e administradores do parque.

Jardim Botânico foi um dos primeiros lugares a receber a nova tecnologia

Confira mais imagens no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/07/novas-cameras-de-seguranca-monitoram-parques-em-tempo-real-24h-por-dia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original