Programa Pé de Árvore chega ao Jardim Novo Horizonte

Publicada em 07/11/2022 às 08:56

O Programa Pé de Árvore retornou à região do Jardim Novo Horizonte na última semana com mais uma ação de plantio. No total foram 210 mudas de árvores plantadas em 2 fases na área pública localizada na Av. Gino Lenin Ferrazzo. A ação contou com parceria entre a Prefeitura de Jundiaí com a empresa de logística DHL Supply Chain, e teve a participação de mais de 70 colaboradores e seus familiares.

A iniciativa é realizada através de uma união de forças entre o Departamento de Urbanismo e de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que elabora o projeto, vistoria e escolhe as áreas elegíveis para plantio e coordena as ações. A Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), o Jardim Botânico, o Departamento de Parques, Jardins e Praças, de Limpeza Urbana, e de Infraestrutura da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) participaram com limpeza da área, roçada, acompanhamento técnico e apoio ao plantio, definição das espécies e mudas, fornecimento de alguns insumos e desassoreamento do canal de drenagem; e a DAE S/A, que forneceu o caminhão pipa com água de reuso para a rega.

“Agradecemos a parceria com a empresa DHL Supply Chain, que envolveu seus colaboradores e familiares nestas ações de responsabilidade ambiental através do Programa Municipal ‘Pé de Árvore’, contribuindo com a arborização de uma área verde pública importante da cidade. Ressaltamos também todos os servidores das diferentes Unidades de Gestão e da DAE envolvidos no processo, que através de um trabalho integrado e multidisciplinar, entregam uma ação completa na área, incluindo educação ambiental, limpeza urbana e de melhoria na infraestrutura fluvial”, comenta a arquiteta do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Alissandra Bernardini de Oliveira.

Mudas sendo plantadas em área verde no Jardim novo horizonte
Plantio de árvores chega ao Novo Horizonte através do programa Pé de Árvore

“Acreditamos que a qualificação dos espaços públicos contribui para o sentimento de pertencimento destes pela comunidade do entorno, e por consequência na zeladoria por seus usuários. E neste cuidado perene da área pela comunidade estará também o sucesso da ação”, completa.
O Programa Pé de Árvore tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos, contribuir para a redução da poluição do ar, sonora e visual e favorecer a saúde física e mental da população. O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU (Agenda 2030).

“Esta ação conjunta entre DHL Supply Chain e Prefeitura de Jundiaí gera um impacto muito positivo para o meio ambiente, trazendo também outros benefícios para a sociedade que poderá usufruir de espaços públicos cada vez mais bonitos e preservados. A iniciativa reforça as metas de sustentabilidade da DHL e nosso propósito de conectar pessoas e melhorar vidas”, afirma Danilo Marcuci, diretor da DHL Supply Chain.

“A iniciativa de plantio arbóreo realizado pelos colaboradores da DHL foi muito bem-vinda. Foram plantadas Paineiras, Ingás, Ipês, Jacarandás, Cedros, Aldragos e Angicos, dentre espécies nativas e exóticas, num total de 210 mudas, distribuídas na área verde do Bairro Residencial Jundiaí II. Os colaboradores estavam motivados devido a conscientização da importância deste trabalho para a empresa e para o meio ambiente”, explica a agente de fiscalização de posturas da UGISP, Anelise de Assunção Padovani.

Mudas sendo plantadas em área verde no Jardim novo horizonte
Ação conjunta da Prefeitura com a DHL promovo o plantio de árvores

“Tal ação trouxe benefícios à comunidade também, a começar com a limpeza e manutenção da área verde para receber o plantio, além da valorização de toda a infraestrutura paisagística que ocorrerá ao longo do tempo com o desenvolvimento destas árvores. A floresta urbana fornece uma gama de benefícios e é fundamental para a promoção da sustentabilidade das cidades”, finaliza.

Além do plantio em áreas públicas, o Programa Pé de Árvore também promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores. 

Equipes da UGPUMA, UGISP e da DHL que participaram da ação de plantio
Equipes da UGPUMA, UGISP e da DHL participaram da ação de plantio

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/07/programa-pe-de-arvore-chega-ao-jardim-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original