Special Olympics: Jundiaí conquista 28 medalhas

Publicada em 08/11/2022 às 11:26

Jundiaí sediou, no último final de semana, o Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil, recebendo mais de 400 participantes de 5 estados, entre atletas, parceiros unificados e comissões técnicas. Além de sede, garantiu medalhas para os atletas e representantes. Os resultados garantiram seis vagas para os atletas jundiaienses para o evento do próximo ano, na Alemanha. Organizado pela Special Olympics, o torneio se encerrou no domingo (6).

E os jundiaienses fizeram bonito em casa: foram 28 medalhas conquistadas, sendo 19 apenas na natação, 6 no Tênis de Campo (três ouros, duas pratas e um bronze) e três na Ginástica Rítmica (um ouro, uma prata e um bronze). Ruy Chaves Carneiro, mais uma vez, se destacou no tênis, sendo campeão no individual e na dupla unificada, jogando com o parceiro Leonardo Loschi. Alexandre Brasci ficou com a prata e Daniel Mafra com o bronze no individual.

Pelo feminino, Letícia Elias foi a campeã no individual, com Clara Giovanna na segunda colocação. Conceição Braga e Denise Oliveira ficaram com o 4º lugar nas duplas. Na ginástica, Camila Rosolém foi a grande campeã no aparelho Bola e vice-campeã no aparelho Corda, que teve ainda Miriam Guimarães com a terceira colocação.

Equipe de natação do PEAMA mostrando medalhas conquistadas
Atletas da natação do PEAMA-Jundiaí fazem bonito nas Special Olympics

Já na natação, foram muitos os destaques em diferentes categorias. Nos 25m peito, medalha de ouro para Mateus Pereira da Silva. Já nos 25m nado livre, medalha de prata para Raquel Toledo Piza Falcade. Nos 50m livre, 2º lugar para Jéssica Paes de Oliveira e 3ª posição para Mariana Harano, Eduardo Yoshio Leite e Henrique Bueno Alves dos Santos. Pedro Henrique Macedo e Silva e Kaíque Augusto Pincela terminaram com o 4º lugar.

Nos 50m costas, ouro para Pedro Henrique Macedo e Silva e medalha de prata para Raquel Toledo Piza Falcade, Jéssica Paes de Oliveira, Eduardo Yoshio Leite e Kaíque Augusto Pincela, além de uma 4ª colocação para Henrique Bueno Alves dos Santos. E nos 50m borboleta, ouro para Mateus Pereira da Silva. Na disputa do estilo medley, medalha de ouro pra Kaylany Gimenes da Silva, e prata para Mariana Harano, e Mateus Pereira da Silva. Raquel Toledo Piza Falcade e Pedro Henrique Macedo e Silva ficaram com o bronze.

“Conquistamos um resultado muito interessante, considerando que tivemos um calendário bastante apertado neste ano por conta de competições que haviam sido paralisadas por causa da pandemia. E sediamos o evento de forma muito satisfatória mesmo diante das dificuldades. Durante esses três dias, Jundiaí foi a capital das Special Olympics no Brasil. Uma competição a nível nacional com participação de cinco estados”, relata o diretor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), César Munir.

Foto geral - Equipe de Ginástica Rítmica conquista medalhas para Jundiaí
Equipe de Ginástica Rítmica conquista medalhas para Jundiaí

Jundiaí foi escolhida para sediar o Torneio Nacional por conta do grande trabalho realizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), sendo referência no país para a integração entre esporte e pessoas com deficiência intelectual e/ou física. A cidade terá ainda seis representantes na delegação que irá para os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais em 2023 na Alemanha.

Atualmente, o programa conta com cerca 340 atletas ao todo. E destes, em torno de 60% são alunos com deficiência intelectual. Nos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil, fase classificatória para o Torneio Nacional, realizado no final de setembro em Guaratinguetá, a delegação do Peama teve ótima participação e conquistou a classificação em 4 modalidades para este Torneio. Ao todo, foram 24 atletas e nove técnicos, sendo a maior delegação de todo o estado de São Paulo.

Atletas do tênis de campo masculino do PEAMA
No tênis, Jundiaí é ouro no individual e no torneio de simples
Atletas do tênis de campo feminino do PEAMA
Tênis feminino também conquista resultados expressivos

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/08/special-olympics-jundiai-conquista-28-medalhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original