ETEC Benedito Storani inaugura laboratório de vinhos

Publicada em 09/11/2022 às 17:59

A ETEC Benedito Storani acaba de inaugurar um novo equipamento para expandir, ainda mais, a sua atuação no agronegócio jundiaiense. Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (9), o laboratório de Análise Sensorial, harmonização e degustação de vinhos “Paola Tedeschi”. O nome foi escolhido em homenagem à italiana que foi uma das idealizadoras do projeto, junto ao Profº e gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) Eduardo Alvarez. Além disso, sempre acompanhou o trabalho da ETEC BeSt ao longo das últimas décadas. A cerimônia de inauguração foi também uma surpresa à Paola, que não sabia que seria homenageada.

Durante a inauguração, também estiveram presentes o Consul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara e a Consul-Adjunta Lívia Satullo. Representando a Prefeitura de Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado esteve o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, que já foi diretor da ETEC Benedito Storani. Alvarez aproveitou a ocasião para contar um pouco sobre a história da uva niagara rosada de Jundiaí.

Paola Tedeschi se emociona com homenagem recebida na ETEC BeSt

Além do laboratório, a escola técnica também contará com uma planta didática produtiva: um espaço repleto de equipamentos tecnológicos que poderá ser usado por produtores rurais para o auxílio na produção de vinhos e suco de uva integral. “Jundiaí tem hoje média de 930 agricultores e temos a capacidade de fazer um excelente uso desta matéria prima tão rica, aumentando o nosso potencial de produção e com qualidade. Teremos aqui na ETEC BeSt uma produção de vinhos com alta tecnologia, sempre ligado à uva Niagara, que é o carro-chefe do nosso agronegócio”, comenta o gestor Alvarez.

“O setor gastronômico é um dos mais marcantes da cultura italiana. Bons momentos acontecem enquanto estamos sentados em uma mesa aproveitando de uma boa refeição e um bom vinho. Jundiaí é uma cidade que valoriza muito as suas origens e a história dos imigrantes italianos que por aqui passaram”, discursou o Consul Domenico Fornara.

Placa que dá nome ao laboratório é exibida aos participantes
Placa que dá nome ao laboratório é exibida aos participantes

Além da produção de vinhos e suco de uva, a ETEC BeSt conta com o Curso de Técnico em Alimentos e Técnico em Agropecuária, que começará a construção de uma projeto para formar alunos para o mercado dos azeites e óleos vegetais brasileiros, também com o auxílio da homenageada Paola. “O mundo enogastronômico é fascinante. E no Brasil, principalmente em Jundiaí, temos totais condições de produzir bons vinhos. Hoje, a agricultura está muito avançada e a tecnologia realiza verdadeiros milagres no auxílio aos produtores rurais”, comenta Paola.

Visitantes comemoram a entrega com um brinde e um coquetel
No final, os visitantes comemoraram a entrega com um brinde e um coquetel

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/09/etec-benedito-storani-inaugura-laboratorio-de-vinhos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original