Inscrições para o Festival da Coxinha 2022 seguem abertas até dezembro

Publicada em 09/11/2022 às 17:59

As inscrições para o festival que irá escolher a melhor coxinha de queijo de Jundiaí seguem abertas até 6 de dezembro para estabelecimentos comerciais da cidade que queiram participar. Os interessados ainda podem se cadastrar através deste link, que também contém o edital e a página para cadastramento.

Serão aceitas as candidaturas apenas as coxinhas de queijo produzidas e comercializadas por pessoas jurídicas (bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, food trucks, casas de massas, rotisserias etc.) de Jundiaí, que aceitarem participar neste concurso e autorizarem formalmente a divulgação de seus nomes e dados, nos termos do regulamento do edital. Somente poderão se inscrever empreendimentos que sirvam coxinha de queijo permanentemente em seu cardápio.

Registrada como patrimônio imaterial na cidade, a coxinha de queijo faz parte do cardápio de muitos restaurantes, bares e lanchonetes na cidade há mais de 40 anos. Ao lado da tradicional versão de frango, em muitos locais a versão de queijo é campeã de vendas.

A tradição da coxinha de queijo é tão presente, que há até uma forma tradicional de apresentar a iguaria: se você olhar para uma coxinha, em uma vitrine de salgados, e ver um palito de dente espetado na pontinha, a informação está dada: é coxinha de queijo.

Festival da Coxinha 2022 tem inscrições abertas até 6 de dezembro

O Festival é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) em parceria com o Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e tem como objetivo eleger a melhor coxinha de queijo de Jundiaí, na opinião do júri técnico selecionado e do voto popular e, com isso, fortalecer a identidade da coxinha de queijo como patrimônio imaterial da cidade.

“A participação de empreendimentos locais tem aumentado a cada ano, sendo inclusive, necessário uma empresa para conduzir sistema de auditoria, o que ratifica o sucesso da ação”, aponta o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/09/inscricoes-para-o-festival-da-coxinha-2022-seguem-abertas-ate-dezembro/