Agenda Cultural traz a programação para o feriado prolongado na cidade

Publicada em 11/11/2022 às 15:39

Com o feriado no dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, na terça-feira, a agenda cultural dessa semana, traz várias opções para o entretenimento e lazer para quem não vai deixar a cidade neste último feriado prolongado de 2022.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou ações para atender todas as faixas etárias, com atrações gratuitas, e nos mais diferentes segmentos culturais, para assim divulgar artistas locais, ou as ações culturais realizadas pela própria comunidade.

Para dar o “start” da festa mais tradicional do calendário não só da cidade, mas da região, a Festa da Uva, começa com a escolha da Rainha e as Princesas da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos 2023, nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, no Teatro Polytheama. Mais de 100 candidatas disputam o título. Para abrilhantar a noite de festa, a Banda Flash Beat traz para o palco, os principais sucessos dos anos 80.

As candidatas ao título de Rainha da Uva 2023 se apresentam no palco do Polytheama nesta sexta(11)

A escolha da Corte da Uva, integra a ação Sexta no Centro, mensalmente realizada pela UGC, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Coreto), mas esse mês as barracas dos permissionários dos varejões noturnos estarão montadas no bolsão do estacionamento da Câmara Municipal e as apresentações musicais acontecerão a partir das 16h, das sacadas da Pinacoteca, na rua Barão de Jundiaí, 109.

O público vai conferir o melhor da música instrumental, com as seguintes apresentações: das 16h às 19h – Trio a La Carte, formada pelos músicos Thiago Lourenço (piano), Cahê Boldrini (baixo) e Dô de Carvalho (sax).

E das 19h às 22h – Alex Helan Trio, com os músicos Renato Lanza (percussão), Gláucia Chignolli (violino) e Alex Helan (piano).

Mas tem muito mais neste final de semana na cidade. Confira a programação de cada equipamento cultural:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)  

No sábado (11) e domingo (12), o local estará recebendo os integrantes dos grupos de teatro e dança, que utilizam o local para seus ensaios. Na segunda e na terça-feira, o setor administrativo não estará funcionando e nenhuma programação foi agendada.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Informações: 4589.6800

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

A programação cultural neste sábado (12) tem início às 9h, com a abertura da exposição dos alunos do Ateliê Celandroni. No palco do auditório da biblioteca acontece as apresentações da Escola de Dança Entrelace e dos músicos Rafael e Bento. A exposição tem como central “ Liberdade”, tem entrada gratuita e pode ser visitada até dia 26.

Também no sábado acontece mais uma edição do projeto “Lê no Ninho”, voltado para crianças de seis meses a quatro anos de idade, das 11h às 12h.

Crianças de seis meses a 04 anos podem participar na Biblioteca da ação Lê no Ninho

Na segunda-feira (14), antecedendo ao feriado, tem espetáculo infantil, com a Cia. Grifo de Teatro com a peça “ O sapato do Palhaço”. E na terça-feira (15), das 11h às 12h a apresentação da Cia. Giro no Biombo, com o espetáculo infantil “Um quarto de histórias: Descobrindo o Brasil”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações 4527.2110.

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana as apresentações para o público infanto-juvenil. No sábado (12), a partir das 10h30, “Canto e Folia”, com Tom Nando e o Legado. Uma apresentação que mistura músicas infantis de compositores como Gilberto Gil, Jorge Vercilo, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Toquinho entre outros e dança. Nesta apresentação Tom Nando conta com as participações de Maria Fernanda Nicioli, Cather e Cora Maria.

No domingo (13), a partir das 10h30, as atrizes Vivi Masolli e Lisete Pecoraro, do Grupo Gatos Gordos, apresentam para a garotada o espetáculo “ Historinhas Animal!”

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h. Na segunda-feira (14) fechada para limpeza, mas no dia 15, dia o feriado, terça-feira estará aberta das 9h às 13h, para a criançada brincar em seu espaço lúdico e no jardim.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Termina neste dia 15 de novembro a exposição inédita “Patrimônios Culturais de Jundiaí”. Com entrada gratuita,traz uma viagem em 12 salas por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade.

Termina dia 15, no Solar do Barão, a exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí”

O visitante ainda poderá conferir nos porões do Solar, a exposição “ Cenografia do filme “Onde há vida, há esperança”, com produção e direção de Rodrigo Rodrigues, com cenas gravadas em Jundiaí, em homenagem a Santo Cereser  e demais famílias de imigrantes italianos que se instalaram em Jundiaí.  Na exposição, objetos, fotos, documentos e figurinos utilizados pelos atores do filme.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça a domingo, inclusive nos feriados, sempre das 10h às 17h. Mais informações 4521.6259.

Museu Ferroviário

O mais novo espaço cultural da cidade passou por revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu Ferroviário foi reaberto em setembro de 2022, com a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Museu Ferroviário tem acervo formado por objetos de antigos ferroviários e do seu dia a dia no trabalho

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589.6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

O visitante poderá conferir a exposição “Vera Lucchini: Esculturas”, onde a artista retrata com suas obras em mosaico a força e a dor das mulheres, o machismo e a pressão social. A mostra tem classificação etária de 14 anos.

Visitar a Pinacoteca é programa para toda a família

A artista nos últimos 25 anos vem se dedicando a um trabalho em pequenas peças que vai juntando nas bonecas. Mosaicos em padrões belíssimos se juntam a tintas, cabelos, tecidos, plásticos, bordados. Cada trabalho com sua peculiaridade, mas sempre trazendo os detalhes que fazem parte do universo feminino, porém apresentado de maneira cruel, dolorida, cortante, perturbadora. Impossível olhar passivamente para as obras.

Também na Pinacoteca é possível conferir também as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Entrada gratuita. Mais informações 4568.2326.

Teatro Polytheama

Várias apresentações acontecem no palco do Polytheama neste final de semana. Destaque para a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de

Jundiaí (OSMJ), às 20h, sábado (12), com entrada gratuita.

Orquestra Sinfônica Municipal no palco do Polytheama no sábado(12), entrada gratuita

Confira a programação:

Na sexta-feira (11) – Sexta no Centro – Eleição da Corte da Festa da Uva 2023. Apresentação de mais de 100 candidatas concorrendo aos títulos de Rainha e Princesas. Para abrilhantar a noite de festa, apresentação da Banda Flash Beat. Entrada franca (dois ingressos por pessoa).

O quinto concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) no Teatro Polytheama está marcado para sábado (12). A apresentação com entrada gratuita tem início às 20h e traz como tema Jazz e Música Instrumental Brasileira.

O programa da noite traz composições do músico jundiaiense Paulo Braga, em versões preparadas especialmente para a OSMJ por alguns dos mais importantes arranjadores paulistas, como Nelson Ayres, Tiago Costa, Daniel Muller e Rafael Piccolotto de Lima. Paulo Braga é, inclusive, um dos convidados especiais da noite, e irá se apresentar com seu trio, composto também por Edu Ribeiro, na bateria, e Bruno Migotto, no contrabaixo.

No domingo (13), às 19h30 a Eleve Circo e Arte apresenta o espetáculo circense “ De todos os sonhos, o melhor”. Classificação etária livre e ingressos variando de 40 a 70 reais.

A bilheteria on-line do Teatro é pela plataforma Sympla. Já a bilheteria física funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria funciona somente se houver espetáculo programado. Das 10h às 17h ficam disponíveis os ingressos da agenda cultural em geral. Já a partir desse horário, ficam disponíveis somente os ingressos do espetáculo programado para o dia. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama

Está fechada pois o espaço está sendo preparado para receber de 21 de novembro a 20 de dezembro a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/11/agenda-cultural-traz-a-programacao-para-o-feriado-prolongado-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original