Canil promove curso de Cinotecnia para agentes de segurança pública

Publicada em 11/11/2022 às 16:48

Com o objetivo de preparar os condutores de cães para o trabalho (operador cinotécnico) para a atuação nas ruas buscando combater a violência e a criminalidade, e também em apresentações socioeducativas  (showdog), o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí realiza na sede da Corporação no Expressa (antigo Complexo Fepasa) a  sua 3ª edição do curso de Cinotecnia.

Cerca de 40 agentes de segurança pública – entre eles, peritos criminais e guardas municipais das cidades de Belém do Pará, Goiânia, Poços de Caldas, Bebedouro, Sertãozinho, Sorocaba, Campinas, Tietê, São Roque, Indaiatuba, Louveira, Caieiras, Barueri e de Jundiaí –  estão em tempo integral com aulas teóricas e práticas até o dia 30 de novembro. Guardas de Jundiaí recém-formados também estão participando da capacitação.

O curso é uma iniciativa do Canil, através da Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ. As disciplinas vão desde a rotina no Canil, seleção de filhotes, obediência, emergência veterinária, “clicker”, até abordagens e ordem unida, além de atividades físicas.

Guardas Municipais junto com representantes de áreas de segurança de diversas cidades participam de curso de Cinotecnia

“O Setor Especializado em Operações com Cães da Guarda Municipal de Jundiaí consolida-se como polo de ensino para a capacitação de operador cinotécnico de toda a região, e, principalmente outros estados do País. Ela é referência não só pela qualidade dos trabalhos realizados com os cães, mas também no ensino, com profissionais renomados compartilhando conhecimentos para os guardas municipais e agentes de segurança pública”, explica a gestora de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, destacou em seu discurso de boas vindas, a estrutura do Canil e de toda Guarda Municipal nesses 73 anos de existência. “A administração municipal oferece todo recurso necessário para capacitarmos nossos profissionais. Temos guardas credenciados e preparados para transmitir conhecimento aos colegas de outras corporações” , disse Moreno que destacou ainda a participação de outras unidades gestoras da Prefeitura que apoiam a atividade, com oferta de alojamento aos guardas municipais vindos de cidades longínquas.

O GM Sidney da Silva Farias da corporação de Belém do Pará, viajou quase 3 mil quilômetros em busca de aperfeiçoamento. “Temos referência do Canil da GM de Jundiaí com uma das mais capacitadas do País. Mais importante do que o conhecimento é poder compartilhar a todos os agentes de segurança pública, buscando atender toda demanda da sociedade”, comentou.

As aulas estão sendo ministradas pelo corpo docente do próprio Canil GMJ com aproximadamente 10 profissionais, supervisionados pelo subinspetor Daniel da Silva que há 18 anos integra a especializada. “É um grande desafio formar operadores de cinotecnia. Porém, com o compromisso e a seriedade de toda equipe, realizamos mais essa missão”, disse Daniel, que reforçou a importância do Canil para toda a região metropolitana de Jundiaí.

O curso teve seu início no último dia 03 e se estenderá até o dia 30 de novembro com evento marcado para a entrega de certificados no auditório da Escola de Gestão Pública de Jundiaí com presença de autoridades.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/11/canil-promove-curso-de-cinotecnia-para-agentes-de-seguranca-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original