Cuidados com diabéticos de Jundiaí vão além da entrega de medicamentos

Publicada em 13/11/2022 às 10:02

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado na segunda-feira (14), reforça a importância dos cuidados com a doença que deve acometer 23,2 milhões de adultos brasileiros até 2045, segundo estimativas da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A data é comemorada desde 1991 e coincide com o aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, levou à descoberta da insulina em 1922.

Atualmente, o País é o sexto em incidência no mundo e o primeiro da América Latina. São 15,7 milhões de adultos com esta condição. Em Jundiaí, neste ano, 13.632 pessoas, entre crianças e adultos, estão em tratamento na rede municipal de saúde.

A auxiliar de limpeza Vera Lúcia Dias da Silva teve os primeiros sinais há um ano e meio e os exames apontaram o diagnóstico de diabetes tipo 2. “Foi um susto. Ninguém da minha família tinha, e eu só ouvia coisas ruins. Comecei a fazer o tratamento, participando das atividades da UBS (Unidade Básica de Saúde) Colônia e agora estou utilizando insulina, fazendo aferição, controlando a alimentação e caminhando”, conta.

Mulher com óculos sentada
Dona Vera aprova o acompanhamento ofertado pela rede municipal de saúde

“A forma como fui acolhida e recebi as orientações, e o fato de me darem o medicamento, o aparelho, as fitas, o que eu preciso para fazer o controle, foi o que me ajudou muito. Recebo muito cuidado e acredito que o meu tratamento é bem-sucedido por causa disso”, acrescentou Vera.

Referência
A rede municipal de saúde, desde 2007, conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Os cuidados ofertados incluem exames para diagnóstico, consultas de acompanhamento, atividades coletivas para prevenção – nutrição, atividade física, práticas integrativas -, grupos educativos, acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, além da entrega de insumos que ocorre mensalmente para cerca de 13 mil pacientes cadastrados.

“A diabetes é uma doença silenciosa e que pode comprometer vários órgãos e funções. Jundiaí, entre as ações, também priorizou a busca ativa dentro dos grupos de riscos, diagnosticando precocemente os diabéticos. A rede ainda tem como foco a mudança de hábitos, a práticas de atividade física e a alimentação saudável e balanceada”, frisa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Palestras são realizadas no NIS para informação sobre a doença e orientação sobre o uso de insumos

No Município, as crianças também contam com a Bete e o Didi, dois bonecos usados pela equipe multidisciplinar – formada por médico, nutricionista, psicólogo e enfermeiro – do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Por meio dos brinquedos terapêuticos desenvolvidos pela ADJ Diabetes Brasil, as crianças aprendem os cuidados necessários para lidar com a doença. As equipes da saúde ainda atuam junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.

“É possível ter diabetes e não ter complicações, incorporando cuidados na rotina que vão além de tomar os medicamentos. Para isso, estamos constantemente ofertando informações aos pacientes e aos seus familiares e orientando que população busque a UBS de referência para acompanhamento e para participar dos grupos de cuidados e de atividades complementares que promovem hábitos saudáveis”, ressalta a enfermeira educadora em diabetes pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria Gabriela Bortotto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/13/cuidados-com-diabeticos-de-jundiai-vao-alem-da-entrega-de-medicamentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original