Jundiaí é 5ª no Estado na empregabilidade de pessoas com deficiência

Publicada em 13/11/2022 às 08:00

A auxiliar de produção Simone Imaculada Oliveira, de 49 anos, estava há dois anos desempregada. Há oito meses, a realidade dela mudou. Ela, que tem deficiência auditiva bilateral, conseguiu, com a colaboração do programa Jundiaí Empreendedora, um emprego de auxiliar de produção na empresa Pochet do Brasil.

“Graças a ajuda da Prefeitura, consegui fazer o cadastro do meu currículo, enviar meu lado e consegui ser empregada. Estou muito feliz com a oportunidade”, explica.

Assim como Simone, Tamires da Costa, de 29 anos, que possui paralisia cerebral, conseguiu emprego depois de oito anos desempregada. Ela trabalha como operadora de loja no Assaí há sete meses. “Consegui a entrevista via prefeitura e consegui me recolocar no mercado de trabalho. Foi uma ajuda muito boa e estou muito feliz com meu trabalho. O suporte que foi me dado aqui foi muito bom.”

Trabalho desenvolvido em Jundiaí rende frutos. A cidade é a quinta colocada no estado em contratações de pessoas com deficiência, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano de 2022 (janeiro até setembro), Jundiaí tem saldo positivo de 60 empregos, atrás de Poá, Taubaté, Fernandópolis e Araraquara.

Simone Imaculada Oliveira conseguiu emprego partir do Portal Jundiaí Empreendedora

O número decorre de ter havido no Município 547 admissões e de 487 desligamentos durante 2022.

De acordo com o assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência da UGCC da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antonio dos Santos, Jundiaí tem feiro encontros mensais de sensibilização para empregabilidade de pessoas com deficiência. “No dia 16 de novembro, teremos o quarto encontro. Reunimos auditores fiscais do Ministério do Trabalho, INSS, Cerest Jundiaí, a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e empresas, com o objetivo principal de discutir formas de aumentar a oferta e a ocupação de vagas de emprego destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD). Além disso, com o Jundiaí Empreendedora auxiliamos quem quiser se colocar no mercado de trabalho e também e qualificar. Jundiaí, com a gestão de sucesso do prefeito Luiz Fernando Machado, tem buscado dar inclusão e voz a todos os grupos e perfis de pessoas”, explica.

“Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho continua sendo uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam, no fim, gerar mais postos de trabalho em nossa cidade.  A proposta é aumentar cada vez mais a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e dar oportunidade para quem quer empreender”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Uma das ferramentas que contribui para os dados positivos é o portal Jundiaí Empreendedora, que está com mais de 2 mil vagas diárias de empregos disponíveis – 163 vagas exclusivas para a pessoa com deficiência. “O programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador na criação de vagas de trabalho. A pessoa com deficiência, claro, se insere nesse trabalho, com a qualificação profissional e a ponte com as empresas por meio do nosso portal Jundiaí Empreendedora”, Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Segundo o diretor de Fomento ao Comércio, Enrico Arkchimor Milamonti, o Espaço Jundiaí Empreendedora faz o cadastro de pessoas com deficiência e encaminhamento para o trabalho. “Isso pode ser feito pelo Portal e também no Espaço.  Nossos agentes de atendimento analisam o currículo, auxiliam o cadastro nas plataformas digitais e agendam entrevistas com possíveis empregadores, além de cadastro do laudo médico. ”

O laudo médico para PcD é um documento que ajuda a comprovar a deficiência de uma pessoa. Ele é essencial para quem é contratado por empresas que adotam a lei de cotas para PcDs.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/13/jundiai-e-5a-no-estado-na-empregabilidade-de-pessoas-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original