“Novembro Negro”: Cultura promoverá uma extensa programação em seus equipamentos

Publicada em 13/11/2022 às 10:11

Dentro da programação “Novembro Negro”, ação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil e Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) estará desenvolvendo diversas ações culturais em seus equipamentos pela Semana da Consciência Negra 2022.

Com base nos editais CulturaMais e Cultura Negra, o Departamento de Cultura e a Biblioteca Nelson Foot (BNF) programaram ações a partir do dia 17, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e no dia 21, na Biblioteca, no Complexo Argos, com mais apresentações dento do Projeto “ZumbiTeca”, que neste ano chega a sua sexta edição.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O Projeto ZumbiTeca este ano tem como tema central a Cultura Afrourbana, ou o Afrourbano e segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, desde que a UGC assumiu a administração da Biblioteca em janeiro de 2022, o Projeto ZumbiTeca vem sendo desenvolvido durante todo ano, com ações diversas sobre a temática negra e não apenas em novembro, quando da comemoração do Dia da Consciência Negra.

Afrodizia – Show musical com a banda acontece no dia 20 no Expressa

A programação completa está assim definida:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Dias 17 (quinta-feira) e 18 (sexta-feira)

20h – “Uma Banheira Revolucionária” – espetáculo teatral que conta a história de quatro palhaços, a bordo de uma banheira à deriva, discutem sobre as ruínas do mundo e propõem possíveis soluções para consertá-lo.

Dia 19 (sábado)

16h –  “Que História é Essa? ”  – Contação de histórias com a artista e educadora Graciele Savio que visa difundir fábulas do continente africano e suas diásporas para o público infantil. O objetivo da proposta é adicionar representatividade negra e repertório cultural afro-brasileiro ao imaginário de nossas crianças e seus familiares. Uma viagem pelo hemisfério sul para conhecer costumes, contos, crenças, canções, comidas e ancestralidades da população africana.

17h30 – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Amarelinha Africana e Descobrindo o Som do Tum Tum do Togo” –  O Coletivo de Mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.

19h –  “Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca” –  A apresentação visa preservar, celebrar e criar novas interpretações e vivências dentro do Samba de Biloca, a partir da construção e cura coletiva de diversas mulheres participantes

20h30 – “Coração de Malandro canta o samba negro” –  apresentação de sambas autorais do grupo artístico com a temática exclusiva negra – cultura negra, religião africana e demais aspectos.

Dia 20 (domingo)

16h – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Terra-mar e Kakopi”-  O Coletivo de mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.

17h30 –  Maculelê – apresentação com Mestre Pássaro e alunos.

19h –  “Roda de Capoeira” –  apresentação com os integrantes da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim –  Capoeira Regional

20h30 – Afrodizia – Show musical com a banda que é considerada hoje um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior trazendo em seu reggae muita personalidade e sotaque brasileiro.

Dia 27 (domingo) “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí” – das 9h às 17h – Ação desenvolvida pela diretoria de Patrimônio da UGC. No roteiro visita aos marcos históricos da Cultura Negra em Jundiaí: Expressa, Jardim Africano, Clube 28 de Setembro, Museu Histórico e Cultural e Praça Rui Barbosa, tendo como mediador Fabrício Forganes Santos, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DA ROTA AFRO

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Pesquisador Social no Projeto de Pesquisa “Mapeamento de Terreiros Kongo/Angola” realizado pelo Instituto ILABANTU na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa “Barroco-Acú: a América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global”, locado na FAU-USP. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Professor em cursos de Arquitetura e Urbanismo, ministra cursos e palestras no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP e em outras instituições museológicas brasileiras.

Fabrício Forganes Santos, pesquisa a presença negra no urbanismo brasileiro, e colabora com grupos que lutam pela preservação do Patrimônio Material e Imaterial Afro-brasileiro. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França – SP, possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro.

Em dezembro, no dia 18 (domingo) das 9h às 17h – a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí”, voltará a ser realizada.

Programação da 6ª ZumbiTECA Biblioteca Prof. Nelson Foot

Dia 21 (segunda-feira)

13h- “Poesia para resistir: uma introdução ao Poetry Slam” – Com a participação do professor Clayton Messias (Senac) e a poetisa e Slamer, Mel Duarte. A proposta é responder algumas questões essenciais sobre a poesia Slam e o formato deste tipo de evento poético. Como e onde nasceu este conceito, por que existem regras e qual o objetivo de haver pontuação atribuída pelo público. Como escrever de forma livre e desbloquear o canal entre a mente e o papel.

19h – “Sarau Lítero-Musical” e Abertura da Exposição: “Urbanidade Negra” – apresentações de street dance, samba, capoeira, coral e declamação de poesias –  O Sarau da 6ª edição da ZumbiTECA busca evidenciar a cultura Afro-brasileira em suas diversas vertentes artísticas, ilustrando e reforçando a presença da identidade negra na composição cultural do brasileiro, incluindo a gastronomia com a participação de Mona e Dandara, com a intervenção cultural “ Baiana vendedora de acarajés”.

Dia 22 (terça-feira)

19h30 – “Roda de Conversa: História, uso e simbologia do turbante” – Com as alunas do curso de Moda do Senac Jundiaí, Fabiana Camargo e Flavia dos Santos Ferreira, sob a orientação das professoras Marina Carmelo e Rosana Tsurusawa. A proposta é resgatar as raízes do turbante como objeto de resistência, empoderamento e pertencimento.

20h30 – “Desfile de Turbantes” – ação organizada pelos alunos do curso de Moda do Senac Jundiaí. Com a utilização de estamparia com símbolos africanos, os alunos apresentam um desfile de turbantes.

Dia 23 (quarta-feira)

18h30 – “Abertura da Exposição do Coletivo Recicla Aí” – Formado por quatro artistas negros jundiaienses: Adão Fernando, Alan Silva, Gustavo Lacerda e Joel Oliveira, que criam suas obras com materiais encontrados na natureza, que depois de reciclados, transformam-se em obras de arte, além de contribuírem diretamente com a preservação do meio ambiente. A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 30.

19h – “Roda de Conversa: As raízes da Cultura Afro-brasileira na Arte Urbana” –  Com mediação do professor Clayton Messias bate papo sobre a arte de rua como um canal de comunicação e disseminação da Cultura Afro-brasileira.

Dia 25 (sexta-feira)

19h – “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira” – O autor Plínio Camilo comanda um bate-papo com o objetivo de refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como ela é reconhecida na contemporaneidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/13/novembro-negro-cultura-promovera-uma-extensa-programacao-em-seus-equipamentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original