Crianças com diabetes participam de atividade especial nesta quarta
Publicada em 16/11/2022 às 16:59Alegria e diversão marcaram a quarta-feira (16) das crianças com diabetes atendidas pelo Núcleo Integrado de Saúde (NIS), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Junto com seus familiares, elas compartilharam momentos no Mundo das Crianças para marcar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado na segunda-feira (14).
Helena Cirino Carvalho, de 5 anos, era uma das mais animadas, assim como Gabrielly Souza Matins, de 14 anos. “Está muito legal”, comentou Helena, enquanto se aventurava nas atrações do parque e se refrescava nas fontes interativas. “Estou gostando muito de estar aqui com o grupo, ao ar livre, aproveitando o dia”, destacou Gabrielly.
“A nossa intenção é trabalhar a inclusão, mostrando para as crianças e seus familiares que a diabetes não limita nada. Ela pode estar em tudo, mas não é o todo. Queremos estimular que todos tenham uma vida saudável, façam atividades físicas, tenham uma alimentação equilibrada e aproveitem os benefícios que a natureza oferece para o corpo como um todo”, informou a enfermeira educadora em diabetes pela UGPS, Maria Gabriela Bortotto.
Para a mãe da pequena Helena, Drieli Carvalho, o momento foi único. “É muito bom sair do consultório e participar de uma atividade assim, organizada com tanto carinho. Minha filha está muito feliz. ”
Joseli de Souza Martins, mãe da Gabrielly, também aprovou a atividade. “Para eles é bom sair do NIS e estar em outro ambiente. Já, para nós, é muito importante para trocarmos experiências com outros familiares, nos conhecermos. Nossas histórias, nossos medos são parecidos. Minha filha descobriu faz quatro anos e agora estamos administrando melhor. Todo esse apoio da equipe de saúde tem sido fundamental”, observou.
Mais ações
A diabetes é uma preocupação global. De acordo com o Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), um em cada dez adultos vive com a doença no mundo. No Brasil, são cerca de 15,7 milhões de adultos. Em Jundiaí, neste ano, 13.632 pessoas, entre crianças e adultos, estão em tratamento na rede municipal de saúde.
O Dia Mundial da Diabetes reforça a importância dos cuidados para conter o avanço da doença, além lembrar os 100 anos da primeira aplicação de insulina. A data é comemorada desde 1991 e coincide com o aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, levou à descoberta do medicamento em 1922.
Ao longo do mês, ações de promoção e prevenção serão desenvolvidas na rede municipal de saúde. Entre elas, orientação e controle de glicemia.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original