Live da Cultura desta quarta (16) apresenta mais quatro novas propostas da Lei Aldir Blanc

Publicada em 16/11/2022 às 12:28

Além das informações, orientações e instruções para os artistas da cidade apresentadas semanalmente,  a “Live: Espaço Cultura” desta quarta-feira (16) traz, mais quatro propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021.

Com início às 16h, o encontro on-line é transmitido ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e conta com a mediação do diretor de Cultura, João Carlos De Luca. Desta vez, as linguagens artísticas das obras que serão exibidas são nos segmentos das Artes Visuais e Propostas Formativas.

Na live, três vídeos de obras no segmento Artes Visuais com propostas dos artistas Camila Coelho Brandão (“Palavras em Coisas”), Ale Saraiva (“A arte do Macramê”) e Mauro Fioravanti Taschetto (“Respiração”). Já o vídeo no segmento de Propostas Formativas será de Ana Carolina D’Andréa Nicola Garcia (“O olhar fotográfico no cinema”), completa a programação.

Livremente inspirado nas pesquisas acadêmicas e artísticas de Décio Pignatari, famoso poeta concretista nascido em Jundiaí no ano de 1927, o projeto “Palavras em Coisas” é um experimento audiovisual acerca das técnicas e formatos da poesia concreta. O poeta cria e recria a linguagem através do som e da forma das palavras. Então, a poesia – como produtora de novas sensibilidades e fonte de imagens inesgotáveis- seria uma expressão artística mais próxima das artes visuais e da música do que da prosa.

Partindo dessa justaposição de linguagens, brincadeiras com as palavras, símbolos e significados, o objetivo do experimento é – desenvolver quatro pequenas pílulas poéticas em formato audiovisual, que trabalhem a aproximação musical e visual do conteúdo poético.

Os vídeos foram produzidos através de poemas autorais de Camila Brandão. Cada pílula terá a duração de um minuto e será apresentada em um compilado singular com duração de quatro minutos. Brincar com “Palavras nas Coisas” é explorar diferentes dimensões dos ritmos, significados, cores e texturas que o mundo linguístico e artístico pode nos dar.

A apresentação de Ale Saraiva, “ A arte do Macramê”, é um minidocumentário conceitual, cuja proposta é mostrar de uma maneira artística, poética e minimalista a arte do artesanato em Macramê. A palavra macramê significa “nó” e se indica que veio por conta dos tecelões turcos que faziam franjas trabalhadas em toalhas barradas, na palavra Migramach, significa “tecido com franjas, tramas ornamentais”. Nos anos 1970, o movimento hippie dos EUA retomam a técnica.

A ideia principal do artista foi a de relatar de uma maneira poética a arte do artesanato em macramê. Toda a captação foi elaborada de maneira conceitual e minimalista deixando de lado qualquer informação em áudio. A narrativa do filme é conduzida apenas por imagens e música. Todo conceito artístico e direção de arte foi em cima de cenas poética e minimalista respeitando uma paleta de cores predefinida anteriormente.

Já “Respiração”, de Mauro Taschetto trata de uma intervenção artística com temas relacionados a prática de esportes ao ar livre realizada no Complexo Dr. Nicolino de Luca – Bolão, com a colaboração de profissionais do local e aplicada pelo artista, utilizando técnicas de pintura e lettering em um muro de arrimo de aproximadamente cinco metros de comprimento, localizado ao fundo da pista de Atletismo. O vídeo documentou todo o processo de produção, incluindo as seguintes etapas: elaboração de desenhos preliminares; desenvolvimento do layout e simulação digital; definição e preparação do material artístico necessário; aplicação da arte no muro e resultado final do projeto artístico.

E finalmente, Carolina D’Andrea, apresenta sua proposta formativa “O olhar fotográfico no cinema”, onde aborda como fortalecer a narrativa fílmica através da construção de imagens em movimento, discutindo enquadramentos, iluminação e o processo do storyboard.

A artista discute o papel da fotografia na construção narrativa de um filme, explicando como escolher os enquadramentos e iluminações adequadas que elucidem a melhor forma de contar uma história.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/16/live-da-cultura-desta-quarta-16-apresenta-mais-quatro-novas-propostas-da-lei-aldir-blanc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original