ETEC Benedito Storani recebe o 1º Encontro Técnico de Cultivo Protegido

Publicada em 17/11/2022 às 15:48

A ETEC Benedito Storani (EtecBeSt) recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), o 1º Encontro de Cultivo Protegido do Circuito das Frutas. Promovido pela Cooperativa da EtecBeSt, em uma parceria com Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) através dos departamentos de Agronegócio e Abastecimento, além de Circuito da Frutas.

Desde 2021, a Prefeitura de Jundiaí conta com o Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido, o qual remunera, com pagamento em dinheiro, os produtores de frutas e hortaliças que se inscreveram via edital para o programa. A Diretora de Agronegócio Isabel Harder explica que “a área produtiva beneficiada precisa estar estabelecida obrigatoriamente no território do Município de Jundiaí e tenha realizado a compra do revestimento para cultivo protegido, preferencialmente para telas anti granizo, anti pássaro e filme agrícola (plásticos para as estufas)”.

Com o objetivo de fomentar essa técnica de cultivo, o evento reuniu técnicos, produtores rurais, empresas do setor agrícola e prefeituras da região metropolitana de Jundiaí, além de alunos e professores da EtecBeSt e outros institutos técnicos.

“O cultivo protegido veio para que possamos lidar melhor com as mudanças climáticas e ajudar o agricultor no trabalho de prevenção de perdas na produção. Para o ano de 2023, o edital será aberto em abril e pretendemos dobrar o valor do incentivo para R$ 6 mil reais” afirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Gestor Eduardo Alvarez realiza a abertura do º Encontro Técnico de Cultivo Protegido
Gestor Eduardo Alvarez realiza a abertura do º Encontro Técnico de Cultivo Protegido

De olho no controle de variáveis climáticas como temperatura, umidade do ar, radiação solar, vento e animais que se alimentam dos frutos e folhas, o produtor de uva e limão Daniel Chiquetti, comenta que “o cultivo protegido é algo extremamente necessário, principalmente em pequenas propriedades como a nossa. O custo ainda é o maior problema, mas os benefícios são muitos, uma vez que ele auxilia em todas as etapas de plantio e colheita.”

Já o produtor de morangos Rafael Maziero, conta que em seu caso, por ser uma fruta muito sensível, os fatores externos como chuvas fortes interferem muito na plantação e obrigam a corrigir as alterações no solo, principalmente em relação aos minerais. “Com o cultivo protegido é possível controlar melhor e diminuir os danos que estes fatores externos causam”, afirma o produtor.

Durante o evento foi realizado um circuito de visitas técnicas nas estufas de cultivo protegido da ETECBest com profissionais explicando as novas tecnologias empregadas. Dentre elas, a Irrigação Automatizada à Distância, o uso de Fertilizante Orgânico de Lodo Urbano, o Controle Biológico, a Enxertia em Mudas de Hortaliças, o Cultivo de Morango em Calha, a Hidroponia, o Cultivo de Physalis, e os tipos de Revestimentos para Cultivo Protegido que puderam ser observadas na prática.

A Diretora da EtecBest, Fabiana Lourençon, comenta a importância do evento para a comunidade escolar, visto que além da contribuição técnica, as empresas parceiras contribuíram para a construção e manejo das estufas que, a partir de agora passam a ser utilizadas como salas de aula para os alunos.

Agricultores realizam visita técnica às estufas da ETEC BeSt
Agricultores realizam visita técnica às estufas da ETEC BeSt

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/17/etec-benedito-storani-recebe-o-1o-encontro-tecnico-de-cultivo-protegido/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original